monopólio é uma estrutura de mercado composta por um único vendedor e muitos compradores. Apesar de ter total poder para estipular o preço de venda que quiser, a maximização do lucro do monopolista acontece no mesmo ponto das outras estruturas de mercado, ou seja, quando a Receita Marginal se iguala ao Custo Marginal.
Na estrutura monopolista, por qual m
Soluções para a tarefa
Monopólio é a ausência de concorrentes, reinvestimento dos lucros e sem substituição de produtos próximos. A empresa monopolista absorve toda a demanda e o lucro obtido é reinvestido, aumentando o domínio sobre o mercado.
Tanto no mercado de concorrência perfeita, quanto no mercado de monopólio, o lucro é máximo onde o custo marginal se iguala a recita marginal. Contudo, em um mercado competitivo, onde o empresário é o tomador de preços, o preço deve igualar-se no ponto de intersecção da curva demanda com a curva de custo marginal, logo em concorrência perfeita.
P= Rmg=Cmg
P= Preço
Rmg= Receita marginal
Cmg= Custo marginal
O empresário monopolista, no que lhe diz respeito, alinha o seu nível de produção até o ponto em que a receita marginal é igual ao custo marginal, porém o preço de cada unidade é estabelecido pela curva de demanda e não pela receita marginal.
P>Rmg=Cmg
Uma vez que o poder de monopólio resulta em preços mais altos e quantidades produzidas mais baixas, melhora a situação da empresa e piora a situação dos consumidores, visto que não sobram opções e é tirando do consumidor o poder da barganha.