História, perguntado por lethiciabatista1, 9 meses atrás

“Monarquia Romana”. Faça um RESUMO no seu caderno dos principais pontos da matéria (localização; sociedade; características). Em seguida, pesquise na Internet quais países ainda vivem uma Monarquia na atualidade. URGENTEEE me ajudeeem please.

Soluções para a tarefa

Respondido por Mojojanji
4
Roma foi fundada sobre os montes no litoral central da península itálica sob uma monarquia hereditária em 753 aC. No início do Período Monárquico a cidade era insignificante numa escala global, mas através de anos de projetos, construções e evolução, a cidade se transformou em uma metrópole italiana. A cultura romana herdou muito dos gregos principalmente sua sabedoria arquitetural. Com essas informações criaram uma série de aquedutos que levavam água para o centro da cidade. Também foram introduzidos sistemas sanitários, públicos e militares organizados do centro até o Pomério (as fronteiras da cidade). Em questões culturais, os gregos influenciaram não só o panteão divino de Roma mas também introduziu o conceito de democracia direta, que seria parcialmente adotado durante a monarquia com a criação simbólica de um Senado romano sem muita autoridade. Também foi herdado diretamente a cultura, língua e administração dos povos etruscos no norte da Itália. Foram desses povos que Roma criou (ou basicamente “copiou”) o alfabeto latino. Depois de 7 reis o povo romano lentamente perderia a devoção à coroa e, após um escândalo de estupro envolvendo um parente do sétimo rei, a monarquia foi derrubada pelos revolucionários: Lúcio Tarquínio Colatino e Lúcio Júnio Bruto (cujo descendente iria também derrubar outro tirano, porém sem esse tipo de aprovação do povo). Com apoio popular o Senado se estabeleceu como a nova autoridade política, expandindo suas responsabilidades e tamanho consideravelmente. Romanos passaram então a rejeitar a ideia de uma monarquia por grande parte de sua história até a vinda de Octávio 500 anos depois.
Hoje em dia apenas existem monarquias absolutistas na: Arábia Saudita, Omã, Marrocos e os Emirados Árabes.
São monarquias constitucionalistas significantes: Grã-Bretanha, Espanha, Bélgica, Noruega, Suécia, Dinamarca, Japão, Malaia e Tailândia.
Perguntas interessantes