mola de constante elástica k = 125 N/m que impulsiona pequenos projéteis de massa 2 g. Quando engatilhado, o revólver de brinquedo tem sua mola deformada em 10 cm, ao ejetar o projétil, ela está deformada em apenas 6 cm.Considere o lançamento conservativo. Qual a energia potencial elástica do sistema quando o revolver se encontra pronto para o disparo? *
Soluções para a tarefa
A energia cinética do projétil está errada, dado que a massa e velocidade estejam corretas. A energia cinética é cerca de 5.800 J. A força que projétil faz sobre um alvo quando o atinge, DEPENDE TAMBÉM DO ALVO! Se o alvo for “macio” a força será pequena; caso o alvo seja “duro” a força poderá ser muito grande.
A estimativa da força em newtons que o projétil faz no alvo é a sua energia cinética em joules dividida pela distância em metros de penetração do projétil até parar no alvo. Suponhamos que um projétil com 2.000 J penetre 20 cm ou 0,2 m em um alvo. A força valeria então cerca de 10.000 N ou 1.000 kgf . É uma idéia errada a de que a força de impacto dependa apenas do projétil!! Idéia essa que já ouvi verbalizada por pessoas que deveriam entender de armas de fogo pois são profissionais da área. Vale destacar que Galileu no século XVII, em “Duas Novas Ciências”, já revela NÃO ter essa idéia errada.
OBSERVAÇÃO: Certamente a massa esta em grãos ou grains e não em gramas. 125 grains perfazem 8,1 g e então a energia cinética resulta 375 joules.