História, perguntado por nathan3871, 11 meses atrás

moedas economia antes do plano real

Soluções para a tarefa

Respondido por soulxmate
2
A Nova República começou com seguidos planos econômicos e total descontrole inflacionário, Os governos só venceram a inflação após dez anos, com o Plano Real. Desde então, a estagnação deu lugar ao crescimento, mas a dívida interna aumentou consideravelmente.

O descontrole inflacionário

Ao assumir a Presidência após a ditadura militar e a morte de Tancredo, em 1985, José Sarney se cercou de economistas notáveis e implantou o primeiro plano de estabilização econômica da Nova República, o Plano Cruzado, que daria o tom dos demais planos. Todos empregavam mecanismos parecidos para barrar a inflação: congelamento de preços e salários e criação e sobrevalorização de uma moeda. Foi assim com o cruzado (1986), o cruzado novo (1989) e o cruzeiro (1990).

De acordo com economistas da época, a dificuldade em vencer a inflação estava no fato de que ela se tornara inercial, ou seja, estava relacionada à expectativa da sociedade. Dessa forma, produtores e consumidores já adicionavam ao valor de seus serviços a inflação prevista para o mês seguinte, tornando realidade o que era previsão.

No auge do Plano Cruzado, a população o apoiava, acionando a Sunab para que multasse e fechasse estabelecimentos comerciais que desrespeitassem a tabela de preços.

Mesmo a saída monetária encontrada pela ministra da Economia do governo Collor, Zélia Cardoso de Mello, continha os elementos centrais destacados acima e se valia da mesma prática do choque econômico: antes de anunciar o plano, o governo decretava feriado bancário, impedindo que a população tivesse acesso a seus investimentos.

O problema maior desse mecanismo é que, após o fracasso do primeiro plano econômico (o Cruzado), a sociedade se tornou cética diante das saídas encontradas pelos diferentes governos. Achava-se intuitivamente que a elevada inflação acionaria junto ao governo um novo plano econômico e uma nova tabela de congelamento de preços.

Com isso, comerciantes iniciavam uma intensa remarcação de preços, e os investidores retiravam seu capital dos bancos, causando escassez de moeda circulante e encarecendo os empréstimos, o que, em conjunto, anulava as medidas pretendidas pelo governo.

Respondido por gabriella0977
0

A moeda do Cruzeiro

Perguntas interessantes