Sociologia, perguntado por jesusraquel941, 4 meses atrás

Modos de produção e divisão de Classes sociais no Brasil
texto minimo 10 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por HatsuneMiku7
1

Resposta:

Explicação:

A classe social é composta por um grupo de indivíduos com posições políticas ou condições socioeconômicas semelhantes.

Nesse sentido, diferentes grupos constituem os estratos sociais existentes, os quais são classificados basicamente de acordo com a renda familiar.

Com a estratificação do sistema feudal entre a nobreza, clero e servo, a ascensão da burguesia e a ascensão do sistema capitalista (propriedade privada e meios de produção), os grupos sociais começaram a se dividir.

Teoria da classe

A definição de classe social como a conhecemos hoje vem do estudo dos teóricos alemães Karl Marx e Friedrich Engels.

Segundo o marxismo, o confronto entre dois grupos determina a classe social na história. No modo de produção capitalista, ela se define entre os detentores dos meios de produção (a burguesia) e os trabalhadores que lhes fornecem trabalho (o proletariado).

Portanto, a luta de classes dentro da sociedade capitalista é determinada por esses dois grupos, porque eles têm interesses opostos. Para os teóricos, quando não houver grupos de opressores e oprimidos, essa luta de classes vai acabar. Isso só é possível quando o proletariado chega ao poder e forma um país socialista que elimina a propriedade privada. Portanto, sem diferenças de renda, é possível construir um recém-chegado que constrói uma sociedade comunista. Classe social e classe social É fácil confundir os termos "classe social" e "classe social". No entanto, o escopo de "classe social" é mais amplo porque não inclui valores sociais como educação, riqueza e prestígio, não apenas aspectos econômicos e políticos. Classe social no Brasil No Brasil, a classe social é basicamente dividida em classe alta, classe média e classe baixa de acordo com a divisão da renda familiar. De acordo com os critérios de classificação.

Caracterizado por letras: A, B, C, D, E. Portanto, alguns grupos possuem subcategorias, como categoria A (A1, A2), categoria B (B1, B2), categoria C (C1, C2). Dada esta classificação econômica, o grupo A1 é o nível mais alto (melhor qualidade de vida) e maior poder de compra). Por sua vez, o grupo E representa o nível mais baixo, ou seja, baixo poder aquisitivo e baixa qualidade de vida. Este padrão leva em consideração a renda familiar, ativos e nível de educação. A classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide a classe social em 5 categorias básicas, de acordo com a renda familiar mensal: categoria A (salário mínimo de 20 ou mais), categoria B (salário mínimo de 10 a 20 ou mais), e categoria C (de 4 a 10 salários mínimos), nível D (de 2 a 4 salários mínimos), nível E (até 2 salários mínimos).

Respondido por amaimorais2019
0

Resposta:

As pessoas costumam a dividir fatores,de pessoas,sabendo disso há meios de divisão social no mundo,como os negros em grupos de negros,os cristãos em grupos de cristãos e por aí vai,com a negligência de coisas que não são tão colaboradoras pra nós seres humanos que preferimos escolher nossos grupos e com quem vamos ficar,classes sociais não se medem somente em rico e pobre,mais em todo o tipo de pessoa,por que divisões são classes.Gerando vários fatores incluindo no trabalho que é aí q entra modos de produção na sociedade moderna. Ela consiste na fragmentação do processo produtivo, que dá origem a diferentes níveis de especialização. Com isso, o trabalhador passar a desenvolver tarefas específicas.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes