(Modificado, ENADE, Educação Física, Questão 36, 2010) Os termos utilizados para a referência às pessoas com deficiência varia de tempos em tempos conforme reflexão linguística e sociológica de seus protagonistas e atores sociais. Em geral, o significado do vocábulo “deficiente” está associado aos conceitos vinculados à esfera das relações de produção, implicando a necessidade de superação de dificuldades pessoais, para além daquelas que lhes são impostas pela sociedade. A diagnose, a prescrição e a orientação de atividades físicas para pessoas com deficiência ocorrem no sentido de promover a interação social e a inclusão balizadas por princípios cidadãos, sendo necessário, muitas vezes, ultrapassar a tendência de superproteção familiar, principalmente em se tratando de crianças e adolescentes. Nesse sentido, o profissional de Educação Física, ao trabalhar com esse segmento de pessoas, após o convencimento e consentimento familiar, deverá: I- Saber diagnosticar cada quadro, para prescrever e orientar atividades específicas segundo os limites e as potencialidades individuais. II- Ter a dimensão do carinho e do cuidado para que tais indivíduos vivenciem experiências motoras indispensáveis à sua formação cidadã, prescrevendo limites às eventuais potencialidades. III- Ter a consciência de direitos e deveres das pessoas deficientes, condição que consubstancia a construção de uma sociedade democrática de direito. IV- Considerar a existência de necessidade de superação e, portanto, de fazer com que cada indivíduo ultrapasse os seus limites, posto ser essa uma forma incontestável de reconhecimento social. São corretas apenas as afirmações: a. I e II. b. I e III. c. III e IV. d. I, II e IV. e. II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
b. I e III.
O educador físico deve ser capaz de reconher o aluno deficiente em todas as dimensões, no sentido de elaborar práticas e atividades físicas coerente com suas limitações e potencialidades.
Além disso, deverá ser capaz de explorar os reais potenciais de cada aluno, com base no carinho e cuidado, de forma que o aluno possa se sentir seguro dentro do ambiente educacional, de uma forma geral.
Perguntas interessantes