modelos de memorando
Soluções para a tarefa
Resposta:
→ Podemos - se falar em três tipos de memorando:
• memorando interno;
• memorando externo (estrutura oficial);
• memorando comercial.
Espero ter ajudado!! Bons estudos!!!
Olá,
Resposta em negrito a seguir.
Pode-se falar em três tipos de memorando: memorando interno; memorando externo (estrutura oficial); e memorando comercial.
Memorando interno
O memorando interno serve para comunicar avisos, novas regras, atualizações em algum setor do trabalho etc., ou seja, estabelece uma comunicação interna entre departamentos e funcionários de uma mesma empresa ou instituição.
Memorando externo
O memorando externo, também chamado de memorando oficial, serve para emitir ordem, aviso ou solicitação para diferentes departamentos. Depois, o contexto, o fecho e, por fim, a assinatura.
Memorando comercial
O memorando comercial se estrutura da seguinte forma: insere-se data da emissão do documento no canto superior direito da folha, seguido do destinatário e vocativo. Em seguida, o contexto ou mensagem, o fecho e a assinatura.
O memorando é um texto profissional de curto tamanho utilizado para enviar ágeis mensagens para todos os funcionários, para determinados setores da empresa ou ainda para filiais e parcerias.
O que é memorando?
O memorando é um texto de caráter empresarial ou institucional que serve para estabelecer comunicados e avisos entre setores internos ou entre filiais. Esse gênero textual destaca-se por sua agilidade na transmissão da mensagem, devido à menor burocracia que envolve a criação e o despacho desse documento.
Características e estrutura de um memorando
A principal característica do memorando é a sua agilidade comunicativa, já que, dentro dos gêneros textuais do contexto profissional/empresarial, ele se destaca na sua «facilidade» burocrática.