MODELO FEUDAL:
Ao compararmos o trabalho desenvolvido no campo e o desenvolvido na cidade, no contexto medieval podemos concluir que.
A) O trabalho do campo se baseava na exploração da mão-de-obra do servo, enquanto que, na cidade, havia o trabalhador livre, geralmente ligado às atividades comerciais.
B) A forma como a mão-de-obra era explorada na cidade era a mesma que a do campo, sendo os servos da cidade ligados à burguesia.
C) Os servos eram melhor tratados que os trabalhadores urbanos, pois viviam no campo e ganhavam conforme produziam.
D) Os trabalhadores dos burgos estavam relacionados com a produção de bens agrícolas, enquanto, nos feudos, o comércio crescia
Soluções para a tarefa
Resposta:
B) A forma como a mão-de-obra era explorada na cidade era a mesma que a do campo, sendo os servos da cidade ligados à burguesia.
Explicação:
Os servos, por sua vez, correspondiam a maior classe do feudalismo. Era composta por escravos, vilõ e camponeses que eram obrigados a prestar serviços pesados. Assim, plantavam, colhiam, produziam azeite, vinho, pão, farinha, queijo, manteiga, caçavam, pescavam e ainda trabalhavam numa rudimentar indústria artesanal.
Além disso, o trabalho dessas pessoas envolvia uma série de obrigações, entre elas, o trabalho como rendeiro, quando pagava-se ao senhor com mercadorias ou prestações de serviços pelo uso da terra.
O trabalho gratuito era realizado por algumas famílias em dias determinados e o pagamento era dado por meio da permissão do uso de fornos, moinhos e outros equipamento agrícolas.
Havia um grupo de trabalhadores chamados de ministeriais. Ao contrário dos servos, eles podiam conquistar uma ascensão dentro da nobreza. Quando os vassalos recebiam algum benefício oriundo dos suseranos, ele devia comprometer-se a servir esse senhor, inclusive, participar do seu exército caso fosse necessário.