MODALIZADORES LINGUÍSTICOS
1. Explicite a diferença de sentido entres as frases abaixo, considerando o uso dos verbos poder, precisar e dever.
• Você pode me apresentar outras alternativas.
• Você precisa me apresentar outras alternativas.
• Você deve me apresenta outras alternativas;
2. Leia o boletim meteorológico abaixo para responder às questões 1 e 2.
Chuva em Porto Alegre
Pancadas de chuva atingem a maior parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Em Porto Alegre, o sol pode parecer pela manhã, mas a partir da tarde ocorrem precipitações. A temperatura mínima na capital deve ser de 19º e a máxima, 30ºC
1. Há trechos assertivos no boletim meteorológico. Cite-os.
RESPOSTA:
2. Transcreva o trecho em que há modalização de atenuação.
3.
RESPOSTA:
3. Reescreva o boletim de modo que o caráter assertivo seja substituído pela possibilidade ou probabilidade.
RESPOSTA:
4. Da mesma forma que o exercício anterior, leia a previsão astrológica abaixo e reescreva-a, a fim de que o seu caráter assertivo seja substituído pela possibilidade ou probabilidade.
Áries (21 de mar. a 20 de abr.).
Lua em Gêmeos favorece estudos, comunicação e contatos sociais em geral. Sol em Sagitário traz quatro semanas ótimas, para você desenvolver melhor sua espiritualidade, explorar com mais afinco novas maneiras de viver.
RESPOSTA:
Para refletir e responder:
Se os dois gêneros textuais (previsão do tempo e astrologia) são baseados em probabilidades, eles não e deveriam, a rigor, ser descrito por meio de expressões modalizadoras de atenuação? Por que será que esses gêneros utilizam expressões modalizadoras assertivas?
RESPOSTA:
Brutalidade não pode ser reação à cantada
INFELIZMENTE, em menos de um mês tenho que voltar ao tema da violência gratuita, face aos incidentes que aconteceram em plena avenida Paulista, quando um grupo de quatro menores e um garoto de 19, todos de classe média e teoricamente "educados", agrediram outros jovens.
A coluna está sendo escrita um dia após os agressores terem sido liberados pelas autoridades responsáveis. Há indícios (segundo a própria polícia) de que a motivação para alguns dos ataques no dia 14 tenha sido a homofobia.
A defesa alega que não houve homofobia, mas uma simples briga de jovens, talvez motivada por um suposto flerte de um dos garotos que foi agredido. Os agredidos e outras testemunhas negam que houve qualquer tipo de contato anterior e dizem que os agressores já chegaram batendo.
Vamos supor que houve uma briga que nasceu de uma cantada. Desde quando a forma de se reagir a qualquer tipo de cantada, vindo ela de homens ou de mulheres, é uma agressão brutal? Cinco garotos atacando um jovem sozinho é uma simples briga? Na melhor das hipóteses, é pura covardia. Na pior, é um ato preconceituoso e bárbaro.
Não dá para admitir tal comportamento como sendo natural, um rito de passagem, agressividade normal de meninos, necessidade de afirmação frente ao grupo e falta de limites colocados pelos pais, entre outras alegações. É uma selvageria inadmissível e, para isso, existe lei, julgamento e eventuais responsabilizações.
Tendo a achar que a melhor maneira de aprender é trabalhar aquilo que é sensível. Assim, que tal colocar alguém que não sabe lidar com sua própria agressividade em um trabalho comunitário com vítimas de violência contra a mulher, de preconceito e de homofobia? Talvez, no contato com aquilo que incomoda, a gente cresça e aprenda a ser um adulto melhor.
No primeiro parágrafo, há três palavras que denunciam a presença do enunciador. Quais são elas? A que classe gramatical elas pertencem?
RESPOSTA:
Assinale V para Verdadeiro e F para falso.
( ) No terceiro parágrafo, “simples”, “talvez” e “suposto” são palavras utilizadas pela defesa dos jovens agressores visando diminuir a gravidade dos fatos.
( ) A suposição elaborada pelos advogados atrela-se a palavras indicativas de hipóteses, como “talvez” e “suposto”. A elas contrapõem-se as afirmações dos agredidos e das testemunhas que aparecem no mesmo parágrafo.
( ) No quarto parágrafo, o autor do texto parte da suposição lançada pela defesa dos agressores e problematiza-a, o que se dá por meio de duas questões em que o juízo de valor do enunciador é reforçado por meio de expressões como: “agressão brutal” e “simples briga”
( ) Nas afirmações seguintes, a adjetivação também contradiz essa ideia da defesa como uso das expressões “pura covardia” e “ato preconceituoso e bárbaro”
( ) No quinto parágrafo, a expressão inicial “não dá pra admitir tal comportamento” marca o posicionamento do enunciador de apoio ao agres
Soluções para a tarefa
QUESTÃO 01
• Você pode me apresentar outras alternativas.
- Expõe uma possibilidade.
• Você precisa me apresentar outras alternativas.
- Expõe uma necessidade.
• Você deve me apresenta outras alternativas;
- Expõe uma ordem.
QUESTÃO 02
1. "[...] a partir da tarde ocorrem precipitações [...]"
2.
"Em Porto Alegre, o sol pode parecer pela manhã [...]."
"A temperatura mínima na capital deve ser de 19º e a máxima, 30ºC"
QUESTÃO 03
Chuva em Porto Alegre
Pancadas de chuva podem atingir a maior parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Em Porto Alegre, o sol pode parecer pela manhã, mas a partir da tarde devem ocorrer precipitações. A temperatura mínima na capital deve ser de 19º e a máxima, 30ºC.
QUESTÃO 04
Áries (21 de mar. a 20 de abr.).
Lua em Gêmeos deve favorecer estudos, comunicação e contatos sociais em geral. Sol em Sagitário pode trazer quatro semanas ótimas, para você desenvolver melhor sua espiritualidade, explorar com mais afinco novas maneiras de viver.
Para refletir e responder:
Certamente são usadas expressões modalizadoras assertivas para conferir credibilidade às informações.
Espero ter ajudado!