Administração, perguntado por NoriMcChase, 1 ano atrás

Moacir é dono de um mercado de bairro inaugurado em 2012. O estabelecimento começou como uma pequena venda em 2010, em que se comercializava apenas frutas e verduras. O dono e mais 2 ajudantes faziam todo o trabalho. O cuidado com a qualidade dos produtos e o atendimento atencioso e educado garantiu uma clientela cativa e, rapidamente, Moacir comprou o terreno ao lado, inaugurando assim o seu mercado.
Em 2016, o empresário deu mais um salto no negócio, investindo na construção do segundo piso, o que possibilitou levar todo o estoque, depósito e escritório para o andar de cima, ficando a loja com mais espaço para ampliar os seus produtos e serviços. Isso permitiu a instalação do açougue e da padaria dentro do mercado.
No entanto, hoje Moacir vivencia problemas relacionados ao seu quadro de funcionários. O rápido crescimento nos últimos 2 anos exigiu que fosse duplicada a quantidade de colaboradores na empresa e a distribuição das atividades foi realizada de forma improvisada. Até 2016, havia uma divisão de tarefas, ainda que informal, a respeito do que cada um dos 8 funcionários deveria fazer. Mesmo assim, os problemas e conflitos já vinham ocorrendo. Após a obra e a instalação do açougue e da padaria, mesmo com o quadro ampliado para 12 funcionários, há muita confusão sobra a função de cada um na empresa e, como consequência, os problemas relacionados com a falta de organização se multiplicaram.

Que problemas você imagina que o mercado tem vivenciado em decorrência dessa falta de planejamento e organização do quadro de funcionários?

Caso você fosse contratado como consultor para auxiliar a empresa a organizar a casa, o que você recomendaria?

Soluções para a tarefa

Respondido por wesleyTeixeira18
5

Pois bem, recomendaria que, para cada tipo de função fosse empregado uma pessoa qualificada para o tipo da função, nesse caso acima, os trabalhadores são iguais pedreiros executando a função de um marceneiro, ele tem noção do que faz, mas não com a mesma qualidade que um profissional da área.

Perguntas interessantes