Português, perguntado por tm4256174, 10 meses atrás

Mito sobre o qual D. Sebastião voltaria para libertar Portugal da Espanha.​

Soluções para a tarefa

Respondido por sjuliocesar132
1

Resposta:

Sebastião (1554-1578) transformou-se num mito após o seu desaparecimento na batalha de Alcácer Quibir, no norte de África. Morreu no Norte de África, na batalha de Alcácer Quibir, sem deixar descendência, abrindo caminho para a entrega da coroa portuguesa aos Filipes de Espanha. ...

Diversos fatores contribuíram para que D. Sebastião, que mesmo antes de seu nascimento já era considerado “O Desejado”, se tornasse a grande esperança do povo português. Portugal, que atravessava uma grande crise desencadeada pelo processo de decadência do período bem-sucedido de sua expansão marítima, sentia as consequências do crescimento de seu império. A metrópole empobrecera devido aos gastos para manter suas colônias sob controle.

Ao mesmo tempo em que Portugal enfrentava dificuldades financeiras, o reino de Castela, sob o reinado de Carlos V, ambicionava criar um Império Cristão Universal. Tendo Portugal já feito parte do reino de Castela, o povo português passou a viver sob a ameaça da de uma possível nova anexação de seu país.

O povo português, que vivia sob a expectativa de ver o “Milagre de Ourique” se realizar, entendeu o nascimento do rei “Desejado” como um sinal de que a profecia estava prestes a se cumprir. Segundo a lenda, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henrique teve uma visão em que Jesus Cristo lhe dizia que estava para surgir um novo império cristão e que cabia a Portugal o papel de liderar esse novo império. Essa lenda bastante popular em todo o país tornou-se um importante pilar na constituição da identidade portuguesa, garantindo o caráter messiânico ao país.

Perguntas interessantes