Mito na Historia em quadrinho?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O Mito da Caverna, ou Alegoria da Caverna, é um texto do filósofo grego Platão, parte do Livro VII de A República. Através de um diálogo entre as personagens Sócrates e Glauco, Platão faz uma parábola para demonstrar como a escuridão e as trevas da ignorância podem ser superadas pela busca do conhecimento, da verdade.
As sombras projetadas pela pouca luz que entra na caverna representam o senso comum, a crença acrítica no relato anedótico, nas tradições e nos dogmas. É literalmente a visão parcial e limitada, mas vista pelos homens da caverna como sendo todo o mundo.
Por outro lado, a saída da caverna e a busca da luz é a busca pelo conhecimento, pela verdade. No início pode assustar e até fascinar, mas é a única forma de viver plenamente.
Esta versão, do estúdio de Maurício de Souza, é de 2002 e nos traz uma bem humorada visão dessa parábola. No final, o trecho de A República que contém a alegoria.
Mitos são narrativas onde, modelos de comportamentos servem como referência e forma de inspiração. Por isso, na modernidade, os HQ reproduzem a função do mito: são enredos fantásticos, onde super-heróis, demonstram a eterna luta entre o bem e o mal, entre o vilão e o mocinho.
Os mitos nas HQ
Revivemos na atualidade muitos dos mitos sacralizados pelas religiões, que não poupam esforços para apresentar o duelo entre forças antagônicas: céu e inferno, luz e trevas, bem e mal.
Não faltam exemplos deste comprometimento nas HQ atuais: heróis muitas vezes anônimos, vivem aventuras como verdadeiras odisséias, contra bestas que desprezam a raça humana. Alguma semelhança?
Bons estudos!
Saiba mais sobre Mito na Atualidade em: brainly.com.br/tarefa/10778587