Filosofia, perguntado por dorigray, 9 meses atrás

Mito, do grego mýthos, é uma narrativa tradicional, transmitida oralmente, cujo objetivo 40 pontos
é explicar a origem e a existência das coisas: do mundo e do homem. Com funções
determinadas nas sociedades antigas e primitivas, O MITO - INICIALMENTE - SERVE
PARA:
comprovar por testes e experimentos que o homem nasceu da mistura com
animais.
proporcionar às escolas gregas livros de história da natureza e das artes dos
deuses.
oferecer respostas científicas sobre fenômenos naturais como as chuvas e os
ventos.
acomodar e tranquilizar o homem, dando-lhe segurança diante dos perigos do
mundo.
sensibilizar sobre a necessidade de ter medo sempre, pois os deuses eram
matadores.

Soluções para a tarefa

Respondido por Ryaanzin
3

Resposta:

Um mito (em grego clássico: μυθος; transl.: mithós) é uma narrativa de caráter simbólico-imagético, ou seja, o mito não é uma realidade independente, mas evolui com as condições históricas e étnicas relacionadas a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas[1] (do mundo; dos homens; dos animais; das doenças; dos objetos; das práticas de caça, pesca, medicina entre outros; do amor; do ódio; da mentira e das relações, seja entre homens e homens, homens e mulheres e mulheres e mulheres, humanos e animais etc.). Sendo dessa maneira, é correto dizer que o mito depende de um tempo e espaço para existir e para ser compreendido[1].

Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem - em cerimônias, danças, orações e sacrifícios.

O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. Acontecimentos históricos podem se transformar em lendas, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura, e serem erroneamente chamados de mito. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas, mas há de se lembrar que muitas comunidades contemporâneas ainda se valem e muito do mito que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega, a mitologia romana, etc.

Espero ter ajudado !!

Respondido por santosluan18
0

Resposta:

Mito vem do grego mýthos, é uma narrativa tradicional cujo objetivo é explicar a origem e existência das coisas. Era para explicar o inexplicável. Esse foi o recurso utilizado durante anos para explicar tudo o que existe no Universo. Desta forma, foram criados mitos para explicar a origem dos homens, dos sentimentos, dos fenômenos naturais, entre outros. O mito era considerado uma história sagrada, narrada pelo rapsodo - que supostamente era a pessoa escolhida pelos deuses para transmitir oralmente as narrativas.

Explicação: Boa sorte .

Perguntas interessantes