Misturando-se 150 mL de solução aquosa 0,2 mol/L de NaBr com 150 mL de solução aquosa 0,1 mol/L de CaBr, as concentrações de ions Na¹+, Ca²+ e Br²- na solução restante serão, respectivamente?
Soluções para a tarefa
A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que realizaremos, é possível confirmar que as concentrações molares dos íons Na¹+, Ca²+ e Br²- são iguais a 0,1 mol/L, 0,05 mol/L e 0,15 mol/L.
- Dissociação iônica:
É o processo quando as substâncias iônicas se dissolvem, os íons são cercados por moléculas de solvente e separados uns dos outros. Este fenômeno também é conhecido como ionização. A dissociação em sais por solvatação em um solvente como a água significa a separação dos ânions e cátions.
A dissociação de ácidos em uma solução significa a liberação de um próton H+, este é um processo de equilíbrio, isso significa que dissociação e recombinação ocorrem ao mesmo tempo com a mesma velocidade.
O problema diz que 150 mililitros de solução aquosa com concentração molar de 0,2 mol/L de NaBr são misturados com 150 mililitros de solução aquosa com concentração molar de 0,1 mol/L de CaBr, e nos pede para calcular as concentrações de íons de Na¹+, Ca²+ e Br²- na solução restante.
Dados:
- Concentração molar de NaBr (sal) = 0,2 mol/L
- Volume de solução de NaBr = 150 mL
- Concentração molar de CaBr (sal) = 0,1 mol/L
- Volume de solução de CaBr = 150 mL
Para encontrar a concentração molar de cada íon devemos usar as reações de dissorção de cada sal, estas podem ser encontradas principalmente em um livro ou na internet, a reação de dissociação do NaBr é igual a:
E para CaBr sua reação de dissociação será igual a:
Com a ajuda das reações de dissociação de cada sal podemos encontrar o número de mols que estão em cada solução em relação à sua concentração, se quisermos encontrar o número de mols de cada íon vamos encontrar os mols de cada sal que existem em cada solução, lembre-se que a concentração molar é calculada com a fórmula:
Nesta fórmula, considera-se "n" como o número de moles e "V" como o volume da solução em litros. Se desconsiderarmos "n" na fórmula, obtemos a expressão:
Vamos converter o volume de cada solução para litros, para isso devemos multiplicar o número de mililitros por 1 litro e dividir por 1000 mililitros, que seria a capacidade de 1 litro. Se fizermos isso, obteremos os resultados:
Encontramos o número de mols de cada sal que existem em cada solução:
Se verificarmos as reações de dissociação podemos notar o seguinte: se 1 mol de NaBr reage 1 mol de Na+ é produzido e se 1 mol de NaBr reage também produz 1 mol de Br-.
E na segunda reação concluímos: Se 1 mol de CaBr, 1 mol de Ca+ e 1 mol de Br- são produzidos.
- Então o número de mols de cada íon é igual a:
Agora vamos encontrar a concentração de cada íon, para isso devemos usar a fórmula da molaridade, mas vemos que nesta fórmula só precisamos de uma variável e é o volume da solução.
Sendo uma mistura de soluções, o volume da solução é igual à soma do volume de cada solução.
Dividimos o volume final da solução pelo número de moles de cada íon dos sais:
Feitos os cálculos, acabamos de concluir que o valor da concentração de cada íon é igual a 0,1 mol/L, 0,05 mol/L e 0,15 mol/L.
Veja mais sobre o assunto de dissociação química nos links a seguir:
- https://brainly.com.br/tarefa/44034371
- https://brainly.com.br/tarefa/6403613
- https://brainly.com.br/tarefa/1999086
Bons estudos e espero que te ajude :D
Dúvidas? Comente