Minha vida
Não é fácil para mim, acordar cedo todo dia e ir trabalhar. Eu pego o ônibus lotado, vou de pé mesmo e ninguém leva a minha bagagem de mão. Se a gente não fica esperto, cai. As coisas já caíram mais de cem vezes. Mas tem uma coisa que eu gosto. Dá pra paquerar no ônibus. Já arranjei muita namorada, umas até bonita. Se eu pudesse escolher, pegava ônibus vazio. Os do horário das 7 são um sufoco. Quiria trabalhar mais tarde um pouquinho. Quem sabe no horário das nove. Bom, mais num dava pra mim freqüentar a escola e eu não ia poder fazer essa redação contano o que eu penso da vida.
Mário dos Santos, 26 anos, aluno da 1ª. Série do EM de uma escola pública.
A fala é um ato de identidade, através dela podemos inferir, entre outros aspectos, qual a região de um ser no momento de seu discurso. Nesse sentido, analise o texto acima, leia as afirmações e responda ao que se pede.
I-
Não é fácil para mim, acordar cedo todo dia e ir trabalhar (Apresenta desvio da norma culta).
II-
Se eu pudesse escolher, pegava ônibus vazio (Apresenta desvio da norma culta).
III-
Bom, mais num dava pra mim freqüentar a escola (Apresenta desvio da norma culta).
Em relação ao desvio da norma culta, é correto o que se afirma em:
Resposta:
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E) I, II, III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
a resposta e D para mim eu acho
Respondido por
1
Olá,
I. Verdadeiro. Sim, ocorre o desvio da norma culta, pois o enunciado apresentado não responde à flexão verbal, isto é, "todo dia" está errado, o correto seria "todos os dois", respeitando o plural.
II. Verdadeiro, "Pegava ônibus vazio" é uma expressão equivocada e ambígua, podendo ser compreendida em sentido literal, causando confusão na interpretação do leitor.
III. Verdadeiro. A frase citada também apresenta desvio da norma culta, a exemplo de "num dava".
Letra E.
Abraços!
Perguntas interessantes