“Minha própria sugestão sobre uma maneira de fazer contato é buscar a opacidade nos textos. Como tentei ilustrar, ao explicar o massacre de gatos na Rua Saint-Séverin, o momento mais promissor da pesquisa pode ser o de maior perplexidade. Quando deparamos com alguma coisa que nos parece inconcebível, podemos ter tropeçado num meio de acesso válido a uma mentalidade estranha. E, quando vencermos a perplexidade e alcançarmos o ponto de vista nativo, deveremos ser capazes de perambular através de seu universo simbólico. Entender qual é a piada, no caso de uma coisa tão pouco engraçada como uma matança ritual de gatos, é um primeiro passo para a ‘captação’ da cultura.” (DARNTON, 2014, p. 337).
Robert Darnton ao propor que “entender a piada” é o primeiro passo para apreender a cultura estabelece que:
a) Há uma separação entre o universo cultural e o simbólico que podem ser apreendidos ao se verificar as relações entre as ações como o massacre de gatos e as práticas culturais recorrentes na sociedade francesa do século XVIII.
b) Ao compreender a lógica de determinadas representações simbólicas temos acesso à forma de pensar dos indivíduos que as realizam e com isso é possível acessar o seu universo cultural.
c) Ao se deparar com uma mentalidade estranha, o historiador deve se posicionar de forma a enquadrá-la, por meio da compreensão de sua lógica, ao seu método analítico, ou seja, deve deixar de lado a busca por compreender o universo simbólico.
d) Mais importante que as formas como os indivíduos interpretam e representam simbolicamente eventos e ações é, para o historiador, compreender por que formas de raciocínio esses eventos foram constituídos e executados.
e) Olhar a partir do ponto de vista do nativo permite ao historiador adentrar o universo de sua cultura, uma vez que cria a empatia e a solidariedade entre os dois e, assim como na antropologia, permite um conhecimento mais denso e aprofundado das sociedades distantes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
B
Explicação:
[...]“o que” as pessoas pensavam, mas “como” essas pessoas pensavam, segundo o próprio autor, trata-se de “entender a piada” (DARNTON, 2014, p. 105-137). Em linhas gerais a proposta de Darnton é a de, a partir de uma vasta documentação escrita, compreender a lógica que permitia e mantinha determinadas práticas culturais e sociais
Perguntas interessantes
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás