Minha primeira infância - Marina Colosanti
Minha primeira infância foi muito agitada. Ainda no ventre de minha mãe, viajei da Itália para África, isso porque meu pai havia feito as Guerras de Conquista, conhecidas como Colônias. A primeira vez foi convocado; a segunda, como voluntário. Apaixonou-se pela África e quis ficar. Pediu transferência das Confederações Industriais para lá.
Primeiro, ficou sediada em Asmara, uma colônia italiana, naquela época Abissínia. Ficamos na cidade, não sei exatamente quanto tempo, porque minha família não costumava registar essas coisas.
Deve ter sido um ano e meio. Mudamos para Trípoli na Líbia, também colônia italiana. Ficamos lá até pouco depois de estourar a guerra. A Itália declarou guerra em 1939, nasci em 1937.
Imagino que no final de 1939, início dos anos 1940, tenhamos regressado à Itália, minha mãe e as duas crianças. Meu pai ainda manteve a casa em Trípoli toda montada durante certo tempo, até ficar muito perigoso. Quando voltou para a Itália, perdeu tudo o que havia na casa, naturalmente.
Na Itália, moramos um tempo em Roma, onde nasceu meu terceiro irmão, depois viajamos durante os cinco anos da guerra, em parte porque meu pai era transferido e, eventualmente, tínhamos que mudar de cidade porque a guerra vinha avançando na Sicília, chegando chegando pelo sul, com a presença dos aliados. Íamos nos mudando para norte (...) em 1948, viemos para o Brasil.
1. O que imaginaram e sentiram enquanto leram o texto?
2. Alguma parte chamou mais a atenção? Qual? Por quê?
3. O que o autor conta nesse trecho: um fato que viveu, uma situação, suas lembranças pessoais ou as de outra pessoa?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
preguica de lerr
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Inglês,
4 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás