“Minha maior glória não consistiu em ter ganho quarenta batalhas; Waterloo apagará a memória de tantas vitórias. O que nada apagará, o que viverá eternamente, é o meu Código Civil.” Napoleão Bonaparte .O Código Civil Napoleônico, promulgado em 1804, assegurava: a) que os reis franceses só poderiam aumentar impostos ou alterar as leis com a aprovação do Grande Conselho, composto por membros do clero, burgueses e nobres. b) as conquistas burguesas, como a igualdade do indivíduo perante a lei, o direito à propriedade e a proibição da organização de sindicatos de trabalhadores e das greves. c) uma organização da Europa em novas bases econômicas e sociais, fixando uma bipolarização ideológica marcada pela tensão internacional, o que reativou o confronto com a Inglaterra. d) a harmonização dos interesses conflitantes do capital e do trabalho dentro dos quadros das corporações, defendendo que tudo deveria ser feito para a nação, pois esta representava a mais alta forma de sociedade. e) um planejamento econômico e social baseado na intervenção do Estado na economia, através de investimentos estatais de monta, estimulando uma política de pleno emprego.
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
Resposta: Alternativa B
Explicação:
Em 1804 é instituído o Código Civil Napoleônico, que institucionaliza as transformações da Revolução Francesa.
Com o novo código, Napoleão garante o apoio da burguesia, do exército e dos camponeses.
O Código Civil estabelecia a igualdade perante a lei, a garantia do direito de propriedade e ratificava a reforma agrária ocorrida na
Revolução Francesa.Também assegurava a separação entre a Igreja e o Estado e eliminava os privilégios feudais.
Respondido por
1
Resposta:
B
Explicação:
b) as conquistas burguesas, como a igualdade do indivíduo perante a lei, o direito à propriedade e a proibição da organização de sindicatos de trabalhadores e das greves.
Perguntas interessantes