Minha dúvida é a questão 3!!!
Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura.
Agora siga estas orientações:
1) Você percebeu que uma vírgula deve ser acrescentada ao trecho para dar-lhe clareza. Em que posição do trecho você acrescenta essa única vírgula?
2) O trecho exige uma única vírgula, mas há duas possibilidades de acrescentá-la. Identifique as duas possibilidades. Também responda por que você acha que alguém escolheria a possibilidade diferente da que você escolheu anteriormente.
3) Aponte o elemento do trecho que garante a ambiguidade da referência ao sujeito, explicitando as duas leituras possíveis.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Duas respostas são possíveis: inserir a vírgula após “tem” ou após “mulher”, delimitando a oração subordinada substantiva objetiva direta.
2) As duas possibilidades são: inserir a vírgula após “tem” ou após “mulher”. A segunda parte da orientação pode ser respondida a partir da abordagem sobre a intenção do sujeito da enunciação: se o enunciador for homem, ele provavelmente irá inserir a vírgula após “tem”, o que gera uma assimilação do enunciador com o sujeito da oração principal (o coletivo “o homem”); se a enunciadora for mulher, ela provavelmente irá inserir a vírgula após “mulher”, gerando, nesse caso, uma assimilação da enunciadora com o sujeito da oração subordinada (o coletivo “mulher”).
3) É o pronome “sua” que causa a ambiguidade na leitura do trecho, pois não se pode depreender qual termo o pronome retoma: “o homem” ou “mulher”. Com o uso da vírgula, tal ambiguidade é suprimida.