Minas é a montanha, montanhas, o espaço erguido, a constante emergência, a verticalidade esconsa, o esforço estático; a suspensa região — que se escala. Atrás de muralhas, caminhos retorcidos, ela começa, como um desafio de serenidade. Aguarda-nos amparada, dada em neblinas, coroada de frimas, aspada de epítetos: Alterosas, Estado montanhês, Estado mediterrâneo, Centro, Chave da Abóbada, Suíça brasileira, Coração do Brasil, Capitania do Ouro, a Heróica Província, Formosa Província. O quanto que envaidece e intranquiliza, entidade tão vasta, feita de celebridade e lucidez, de cordilheira e História. De que jeito dizê-la? MINAS: patriazinha. Minas — a gente olha, se lembra, sente, pensa. Minas — a gente não sabe.
O texto é uma análise do autor Guimarães Rosa sobre o estado de Minas Gerais. O autor, ao escrever, se aproximou mais da categoria de análise geográfica
A
região.
B
lugar.
C
território.
D
escala.
E
rede.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Olá,
B - lugar.
Ao lermos o texto vemos muitos critérios que trazem significância de região, mas o autor deixa demonstrar o sentimentalismo sobre o local ao chamar de patriazinha, o que faz com que ela tome um conceito ainda mais difícil de compreender.
O conceito de lugar trás consigo a ideia de "meu", um sentimento de pertencer a ele, até mesmo de amor a determino local, com isso toda uma região ou cidade se torna um lugar, porque houve o sentimento de lugar. Por isso letra b.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás