Mímica folclórica. Imite uma lenda da sua preferência?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
As lendas do folclore brasileiro fazem parte da cultura popular, por isso conhecê-las é uma forma de resgatar tradições e fortalecer nossa identidade.
A palavra folclore é uma palavra de origem inglesa, formada pela composição de dois elementos: “folk”, que significa povo, e “lore”, que significa sabedoria, conhecimento, cultura. Portanto, podemos dizer que o folclore é uma manifestação cultural que representa os pensamentos e conhecimentos de um povo.
A maioria de nós já ouviu falar do Saci Pererê, que pula por aí com uma perna só. Do Curupira, que têm os pés para trás. Da assustadora Mula-sem-cabeça, e também do Lobisomem… Esses são exemplos de lendas do folclore brasileiro muito tradicionais, que se espalharam pelas regiões do país e ganharam várias versões ao longo do tempo.
Neste artigo, você vai conhecer versões de algumas das lendas folclóricas mais famosas:
Saci Pererê
Curupira
Iara
Mula sem Cabeça
Lobisomem
Cuca
Boto-cor-de-rosa
Por que ensinar lendas do folclore para a crianças?
Valorizar manifestações culturais populares é algo fundamental em toda sociedade que não quer esquecer o passado e suas próprias raízes. Incentivando nas crianças a reflexão sobre quem somos como povo e como país, ajudamos a fortalecer sua identidade e também estimulamos o protagonismo delas na construção do nosso futuro.
As cantigas, lendas, festas populares e jogos coletivos são partes do folclore muito presentes no nosso dia a dia ainda hoje. Nas escolas, elas servem de ponto de partida para a abordagem do folclore na educação infantil. Assim, permitem que as crianças resgatem essa memória, com o objetivo de manter viva a história e de enfatizar a riqueza e a pluralidade de nossa cultura.
lenda do saci - pererre
A lenda do Saci Pererê fala sobre esse ser mítico, baixinho, negro e com uma perna só, que vive pulando rapidamente pelas floresta com seu capuz vermelho.
O Saci é muito brincalhão, agitado e travesso. Sempre faz travessuras por onde passa: gosta de bagunçar a crina dos cavalos durante a noite, dando nós e fazendo tranças. Esses são sinais de que o Saci passou por ali.
Ele também tem o costume de entrar nas casas para pregar peças nas pessoas. Pode queimar as comidas que estão no fogão, ou fazer objetos desaparecerem. Às vezes até apaga velas e luzes.
O Saci cria um redemoinho quando passa rápido por um lugar, levantando folhas e sujeira. A lenda do Saci conta que é possível capturá-lo lançando uma peneira no meio do redemoinho. Depois, é preciso retirar o seu gorro e colocá-lo dentro de uma garrafa para não escapar.
Explicação:
espero que esteja certo
espero ter ajudado
se tiver errado foi mal
se puder coloca como melhor. resposta
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás