Física, perguntado por Cah15camila, 1 ano atrás

Mim ajudem nessa questão...
1-(UFMG) Na figura, está representado o perfil de uma montanha coberta de neve. Um trenó, solto no ponto K com velocidade nula, passa pelos pontos L e M e chega, com velocidade nula, ao ponto N. A altura da montanha no ponto M e menor que a altura em K. Os pontos L e N estão a uma mesma altura. Com base nessas informações, é correto afirma que:
a- A energia cinética L é igual a potencial gravitacional em K.
b- A energia mecânica em K e igual a energia mecânica em L.
c) A energia mecânica em M e menor que a energia mecânica em L.
d- A energia potencial gravitacional em L e maior que a energia potencial gravitacional em N.
e- Nada se pode afirma, pois não se sabe quantas pessoas iam dentro do trenó.
Gabarito resposta certa, C. mas preciso sabe o pq....

Anexos:

arthuralcides: falta a figura..
Cah15camila: vou posta agora
Cah15camila: pronto!!!
arthuralcides: hm.. vc sabe que energia mec é a soma de Ec e Ep.. já que na questão ele não fala que a energia mec se Conserva, então o sistema perdeu energia mec.. pode perder por energia termica, por atrito...
arthuralcides: se a energia mec se conservasse a questão A e a questão B estariam certas..conciderando que L tem Ep nula .. ;)

Soluções para a tarefa

Respondido por nandofilho10
64
C) A energia mecânica em M é menor que a energia mecânica em L

A mecânica em K É a maior das três!

m.g. H  + ec = ec + m.g.h

m.g.H = m.V² /2

A energia potencial gravitacional em K , é totalmente connvertida em cinética em L

então: Energia mecânica em L  >  Em em  M
Respondido por JonhGarden
15

Resposta:

Alternativa C

Explicação:

O mais importante para entender essa questão é que o enunciado não fala que esse sistema é conservativo, logo, do ponto K até o ponto N vai haver perdas de energia (a prova disso é que no ponto N ele chega com velocidade = 0, ou seja, não tem altura nem velocidade o que mostra que a energia mecânica é 0, o que mostra que no trajeto ele tem cada vez menos energia mecânica, logo esse sistema é dissipativo) Sendo assim vamos as afirmações

a) A energia cinética em L é igual a energia potencial gravitacional em K (não podemos afirmar isso, já que o enunciado não diz que o sistema tem conservação de energias)

b) A energia mecânica em K é igual a energia mecânica em L (para um sistema dissipativo isso está errado, ao longo da trajetória perdemos energia para as forças de atrito então não tem como a energia mecânica ser a mesma em quaisquer pontos. Lembre que energia dissipativas dependem da trajetória. quanto mais trajetória, maior é a perda)

c) A energia mecânica em M é menor que a energia mecânica em L (CORRETO, a trajetória de K a M é maior que a trajetória de K a L, logo a dissipação de energia de K a M é maior o que resulta em uma energia mecânica menor)

d) A energia potencial gravitacional em L é maior que a energia potencial gravitacional em N (errado, as duas tem a mesma energia potencial gravitacional = 0)

e) Nada se pode afirmar, pois não se sabe quantas pessoas iam dentro do trenó (errado, a análise das comparações entre energia gravitacional e cinética não dependem da massa do corpo)

Tentei dar uma explicação mais completa, espero ter ajudado

Perguntas interessantes