Milioni (2012) oferece preciosas dicas de como conduzir uma entrevista de desligamento que gere informações a serem utilizadas de forma estratégica para avaliar se as políticas organizacionais precisam ser corrigidas, aperfeiçoadas ou mesmo mais bem aproveitadas: I. Prepare o desenvolvimento de como seria o início, o meio e o fim dessa entrevista. II. Estabeleça uma distribuição de tempo para a entrevista. Entrevistas muito demoradas oferecem o risco de perder-se nos temas e esgotar o profissional. III. Elabore perguntas cujas respostas sejam “sim” ou “não”, pois dessa forma se ganha tempo para observar o comportamento e retirar dúvidas que ainda restarem ao final. IV. Ouça o candidato, mas também exponha todo o conteúdo a respeito da vaga, da empresa e do trabalho que o futuro profissional vai desempenhar. V. A entrevista de desligamento deve ser aplicada tanto nos casos de demissão por parte da organização quanto por pedido de desligamento voluntário. Estão corretas as dicas contidas em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
67
A resposta certa é a I, II e a V
Respondido por
31
I, II e V são verdadeiras, visto que ao conduzir uma entrevista de desligamento é preciso realizar a segmentação de começo, meio e fim da entrevista, a fim de deixá-la organizada.
Durante a entrevista de desligamento deve-se distribuir o tempo, de modo a evitar que ela seja extremamente curta, pois não traria informações relevantes, ou mesmo muito longas, pois poderia trazer incômodos ao profissional. Essa modalidade vale para qualquer tipo de desligamento.
Abraços!
Perguntas interessantes