Michele é uma administradora experiente, com muitos anos de mercado. Recentemente, ela ficou com a responsabilidade de acompanhar uma recém-contratada da empresa. Michele comentou com a nova contratada que foi na década de 60 que surgiram novos modelos alternativos ao modelo burocrático, com excesso de regras, em que os trabalhadores são vistos como peças de máquinas ou seres estritamente profissionais, cujos seus sentimentos e comportamentos ficavam em segundo plano. Já os novos modelos que surgiram retratavam organizações, cujo funcionamento depende mais das pessoas do que das regras impessoais. Conforme o contexto, analise as afirmações a seguir e sinalize com “M” para as que contemplam características de Estrutura Mecanicista e com “O” para as que contemplam características de Estrutura Orgânica. ( ) Estrutura que permite maior trabalho em grupo. ( ) Estruturas com cargos com responsabilidades definidas e delimitadas. ( ) Estruturas com atividades divididas em tarefas separadas e especializadas. ( ) Estrutura com processo decisório compartilhado entre chefes e subordinados. A sequência correta é: Alternativas Alternativa 1: O, M, M, O. Alternativa 2: O, O, M, O. Alternativa 3: O, M, M, M. Alternativa 4: M, M, O, O. Alternativa 5: M, M, M, O.
Soluções para a tarefa
A primeira lacuna é um exemplo de estrutura orgânica, pois na estrutura mecanicista tudo é rigidamente determinado, de modo que o trabalho em grupo é prejudicado, enquanto que na estrutura orgânica há a possibilidade de cooperação entre departamentos.
A segunda lacuna é um exemplo de estrutura mecanicista, pois os papéis e cargos são rigidamente determinados, sem muita possibilidade de atuação livre.
A terceira lacuna é um exemplo de estrutura mecanicista, pois há uma separação em funções que se assemelham ao modo como operam as máquinas, como seria, por exemplo, no fordismo.
A quarta lacuna é um exemplo de estrutura orgânica, pois a hierarquia não é tão rígida e permite e comunicação livre entre pessoas em diferentes níveis hierárquicos.
É correta a sequência O M M O, alternativa 1.