Pedagogia, perguntado por ronisemaria, 10 meses atrás

Michel Foucault foi um pensador do século XX que inventou certo modo radical de pensar, que atravessa este início de século: suas reflexões permanecem fundamentais para os movimentos de contestação política e social; para todos aqueles que desejam “saber como e até onde seria possível pensar de modo diferente”. O pensador contribuiu para as discussões acerca de diversos temas relevantes.
Acerca desses temas, analise as seguintes afirmativas.

I. Do ponto de vista de seus temas de interesse podemos destacar que, para Foucault, a questão do corpo como materialidade histórica que inscreve a subjetividade dos indivíduos é um deles.

II. O poder e o conhecimento, e as maneiras pelas quais as diferentes instituições sociais ocidentais encampam a ambos, também são temas que estão no cerne de suas pesquisas.

III. Destarte, essa relação complexa entre corpo, poder e conhecimento levou o autor a investigar processos disciplinadores, os quais são comumente utilizados para dominar homens e mulheres ao longo de suas vidas e como a disciplina ou a disciplinarização é promovida através de inúmeros espaços de controle.

IV. Na perseguição de uma ontologia crítica do presente, Michel Foucault buscou compreender a construção da subjetividade dos sujeitos através da produção de discursos, que foram produzidos por instituições de saber e poder, sobre a condição e identidades destes indivíduos.

Agora, assinale a alternativa correta. Escolha uma:

a. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c. Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. CORRETA

Soluções para a tarefa

Respondido por KatiaLeandro
25

As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

Respondido por noemiajulia
10

Michel Foucault foi um pensador do século XX que inventou certo modo radical de pensar, que atravessa este início de século: suas reflexões permanecem fundamentais para os movimentos de contestação política e social; para todos aqueles que desejam “saber como e até onde seria possível pensar de modo diferente”.


R.i ii iii iv

Perguntas interessantes