Meus oito anos
Casimiro de Abreu Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias De despontar da existência! – Respira a alma inocência Como perfumes a flor; O mar é – lago sereno, O céu – um manto azulado, O mundo – um sonho dourado, A vida – um hino d’amor!
Que auroras, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria, Naquele ingênuo folgar! O céu bordado d ́estrelas, A terra de aromas cheia, As ondas beijando a areia E a lua beijando o mar!
Oh! dias de minha infância! Oh! meu céu de primavera! Que doce a vida não era Nessa risonha manhã! Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias De minha mãe as carícias E beijos de minha irmã!
Livre filho das montanhas, Eu ia bem satisfeito, Da camisa aberto o peito, – Pés descalços, braços nus – Correndo pelas campinas À roda das cachoeiras, Atrás das asas ligeiras Das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos Ia colher as pitangas, Trepava a tirar as mangas, Brincava à beira do mar; Rezava às Ave-Marias, Achava o céu sempre lindo, Adormecia sorrindo E despertava a cantar!
[...]
Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! – Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!
Sobre o poema MEUS OITO ANOS, de Casimiro de Abreu, responda:
1- Qual é o assunto desse poema?
(A) As carícias de mãe. (B) As mágoas da infância. (C) As belezas da natureza. (D) As saudades da infância.
2- A voz que se expressa no poema é de um/uma:
(A) sujeito poético. (B) narrador em 1a pessoa. (C) narrador em 3a pessoa. (D) personagem protagonista.
3- O poema “Meus oito anos” de Casimiro de Abreu tem a finalidade de
(A) expor uma opinião sobre a infância. (B) descrever as brincadeiras de infância. (C) expressar sentimentos saudosistas da infância. (D) noticiar sobre acontecimentos tristes da infância.
4- O fragmento “aurora da minha vida”, nesse contexto sugere:
(A) término da vida. (B) declínio da vida. (C) princípio da vida. (D) crepúsculo da vida.
5- Nos versos: “As ondas beijando a areia” / “E a lua beijando o mar!” O elemento coesivo ‘E’ estabelece a ideia de:
(A) adição. (B) conclusão. (C) explicação. (D) proporção.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) D) As saudades da infância
2) D) Personagem protagonista
3) C) Expressar sentimentos saudosistas da infância
4) C) Princípio da vida
5) A) Adição
Explicação:
1- O assunto do poema "Meus oito anos, de Casimiro de Abreu, são as saudades da infância. Dessa maneira, a resposta correta é a alternativa D.
Casimiro de Abreu e o saudosismo infantil
Esse é o poeta romântico que bem retratou a fuga da realidade por meio da idealização da infância. Nessa poema, essa fase da vida é retratada de forma distante da realidade, como algo perfeito.
Link sobre Romantismo : https://brainly.com.br/tarefa/46921334
2- A voz que se expressa no poema é de um sujeito poético. Assim, a resposta correta é a letra A.
Sujeito poético do Romantismo
Como se trata de um poema, a voz que emana dele é denominada eu lírico ou eu poético. Assim, deve-se assinalar o item A.
O eu lírico romântico está, em geral, centrado em si mesmo. Quando se trata da segunda geração da poesia romântica, é natural que o sentimentalismo seja exacerbado.
Por ser um texto em verso, não há narrador, que é uma característica dos textos em prosa.
Link sobre Romantismo: https://brainly.com.br/tarefa/25385040
3- O poema “Meus oito anos” tem a finalidade de expressar sentimentos saudosistas da infância. Dessa maneira, a resposta correta é a alternativa C.
Casimiro de Abreu e a segunda geração romântica
Esse poema é um clássico da poética da segunda geração do Romantismo. Casimiro de Abreu sempre está relacionado a essa fase, também conhecida como geração byroniana ou ultrarromântica.
Os poetas dessa geração eram caracterizados pela excessiva subjetividade, que era expressa por temas relacionados à volta à infância e à morte.
Link sobre Romantismo: https://brainly.com.br/tarefa/25855549
4) O fragmento “aurora da minha vida”, nesse contexto, sugere o princípio da vida. Dessa forma, a resposta correta é a alternativa C.
A segunda geração da poesia do Romantismo
Uma das características dessa fase era uma poesia voltada ao escapismo. Assim, os poetas buscavam fugir da realidade e faziam isso por meio da morte e da infância.
Nesse poema, Casimiro de Abreu se aproxima do escapismo pela idealização da infância. O contexto indica que ele retrata esse período da vida como se fosse perfeito, de forma idealizada.
Link sobre segunda fase do Romantismo : https://brainly.com.br/tarefa/48740569
5) Em “As ondas beijando a areia” / “E a lua beijando o mar!”, o elemento coesivo em destaque tem a ideia de adição. Dessa maneira, a resposta correta é a alternativa A.
Valores semânticos das conjunções
Chamamos de conjunções as palavras que ligam orações ou termos de mesma função sintática.
Essas palavras não são utilizadas apenas pala unir, mas também apresentam, geralmente, um sentido. Dessa maneira, quando indicamos um sentido, nos referimos ao valor semântico de uma conjunção.
Se uma conjunção é usada para concluir uma ideia, por exemplo, chamamos de conclusiva. No fragmento citado, o "e" é aditivo, já que é utilizado para somar ideias.
Link sobre conjunções: https://brainly.com.br/tarefa/42665048
Bons estudos!