Física, perguntado por joana51288, 4 meses atrás

Meu tio chegou no outro dia bem cedo, às 5:45h. Eu que estava ansioso já o esperava. Pedi sua benção e coloquei minha bagagem no porta-malas do carro. Em seguida entrei, sentando no banco de trás e comprimentei minha tia e meus primos. Partimos às 6:00h.

TRILHA I Tema: Velocidade média. M.RU eM.RUV 1

Pegamos a Br 324, que liga Salvador à Feira de Santana e minha tia disse que iriamos parar em um restaurante para tomarmos café. Após 1,5h e 90 km depois chegamos ao local. Todos comeram muito e meu primo saiu bebendo uma latinha de refrigerante, que finalizou pouco depois del recomeçarmos a viagem e colocou na parte de atrás dos nossos encostos de cabeça. Toda vez que meu tio fazia uma curva para direita ela corria para esquerda e quando a curva era para esquerda ela corria para direita. Aquilo estava deixando todos loucos dentro do carro, então, meu primo abriu a janela e a abandonou. Ao tocar no solo ela saiu rolando no asfalto, ao perceber, meu tio parou o carro no acostamento, o repreendeu e ainda obrigou meu primo a buscar a latinha. Depois disso, seguimos viagem. Agora me responda:

1) E desde o momento que ele abandonou a latinha até ela tocar no solo, a trajetória vista por nós, que estávamos no carro, e para alguém que estava a beira da estrada seria a mesma? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por leandroestumano
0

A descrição da trajetória da latinha é relativa a cada observador, por exemplo, para quem estava no carro, a latinha caiu em linha reta(desconsiderando o atrito do ar), pois como o carro estava em movimento retilíneo e a latinha também estava no carro, logo ela apresentava a mesma velocidade que o veículo.

Para um observador externo, a latinha fez uma trajetória semi-parabólica, pois, do momento em que o garoto soltou a lata, até a sua que no chão, ela se deslocou para frente e para baixo.

É similar a um lançamento oblíquo de um avião. Quem está no avião verá o objeto cair em linha reta, mas o observador externo vai ver uma metade de parábola.

Anexos:
Perguntas interessantes