História, perguntado por hyo30, 5 meses atrás

Meu professor pediu para fazer 3 questões sobre o trovadorismo e os movimentos artísticos: românico, bizantino e gótico.
Não precisa necessariamente as perguntas envolver as 3, mas precisa ser com alguma delas junto com o trovadorismo
Se puderem me ajudar me mandando questões com as respostas que envolvam esse assunto eu agradeço muito!

Soluções para a tarefa

Respondido por aryelle224
1

Resposta:

A estruturação dos reinos, cidades ou outros ajuntamentos de pessoas por meio do senhoralismo e do feudalismo forma uma sociedade hierarquizada, da mesma forma que acaba por favorecer desenvolvimento do comércio. No oriente, o Império Bizantino, parte do antigo Império Romano, sobrevive e acaba por tornar-se uma grande potência, influenciando política e culturalmente a região.

Por outro lado, os reinos e cidades que se formaram a partir do declínio do Império Romano do Ocidente incorporaram grande parte de suas instituições. O fenômeno do cristianismo é pedra angular para a compreensão da visão artística da época, pois sua disseminação e influência junto às esferas políticas concederam à Igreja Católica Apostólica Romana umoder bastante grande, tanto no aspecto financeiro quanto no aspecto político-social. A proliferação de templos e igrejas, faziam da Igreja Católica uma das principais patrocinadoras da arte do período.

ARTE BIZANTINA E ROMÂNICA

A arte bizantina caracteriza-se por mosaicos de temática religiosa, retratando figuras de forma idimensional, com figuras representadas frontalmente e verticalizadas de forma a sugerir uma visão espiritual; a perspectiva e o volume são desconhecidos da produção das imagens, representadas normalmente sobre fundos monocromáticos dourados; a predileção por essa cor está ligada à associal com o ouro.

Mosaico bizantino em homenagem a Constantino

Na arquitetura, apesar de manter os cânones romanos, como arcos e cúpulas, os bizantinos apresentaram relevantes inovações. A concepção das igrejas por meio de bases de diferentes formas integradas a cúpulas permitia a construção de edifícios cada vez maiores, que eram ricamente decorados. Um estilo que influenciou a concepção de inúmeros outros tempos pelo mundo. É notável também a influência oriental nas construções, como por exemplo a utilização de minaretes, torres originalmente de mesquitas islâmicas.

Basílica de Santa Sofia, Istambul

No ocidente, a arte recebe a grande influência da herança romana, em especial nas construções, fundamentalmente igrejas, caracterizada por arcos de volta perfeita, abóbodas e pouca entrada de luz, com poucas e pequenas janelas. Da simplicidade a projetos elaborados, esses edifícios mantinham por muitas vezes colunas clássicas e apresentavam a grandiosidade que caracterizou a expansão da fé católica no período

Sé de Lisboa, Portugal

Torre e igreja de Pisa, Itália

Em relação à pintura, observa-se a mesma tendência à temática religiosa em obras que, sobretudo, ornamentavam as igrejas. Nas representações, notam-se a falta de proporcionalidade anatômica, os fundos monocromáticos ou formado por cores sólidas e a bidimensionalidade. As figuras humanas são paresentadas de forma alongada e desarticulada, caracterísitica da arte do período.

Pintura de Cristo em igreja

A partir do século XII um conjunto de modificações nos padrões da arte apresentam uma nova forma de representar o mundo, era a arte gótica. Na pintura, representou o início da preocupação com a busca pela profundidade com a reprodução de elementos arquitetônicos e paisagísticos para a composição de cenários e ambientes das obras. O período mostra também o predomínio das linhas sobre as cores e a atenção aos detalhes de expressividade gestual e facial, ainda que as figuras continuem alargadas e curvilíneas.

As sete alegrias da Virgem Maria, peça de altar

Na arquitetura, os edifícios ganham altura, com uma tendência acentuada ao verticalismo, especialmente pelas construções com telhados piramidais. Decorações mais complexas com abundante uso de janelas e vitrais para a valorização da luz e das cores são típicas do período, que apresenta também o famoso arco em forma de ogiva, inconfundível traço da arte gótica.

Catedral de Barcelona, Espanha

TROVADORISMO

Na literatura, surge o Trovadorismo, primeira manifestação literária em língua portuguesa, identificada por suas cantigas, expressões poéticas que eram apresentadas com acompanhamento musical, típicas expressões do gênero lírico. Os nobres que compunham as poesias e as melodias chamavam-se trovadores e rejeitavam a utilização deste título por aqueles que não tivessem sua classe social. Aos artistas de classe “inferior” (que se autointitulavam trovadores também) dava-se o nome de jograis ou menestréis.

As letras retratavam o pensamento teocêntrico da época e transferiam as relações sociais feudais para as relações pessoais, criando a vassalagem amorosa, na qual o homem corteja a dama em um amor impossível, idealizado. As cantigas, de acordo com suas características, poderiam classificar-se como cantigas de amor, de amigo ou escárnio e maldizer.

CANTIGAS DE AMOR

Nessas cantigas, há um eu lírico masculino representando o cavalheiro em plena vassalagem amorosa: a idealização da mulher amada, sempre distante e inatingível.


hyo30: o estudo tá super interessante, obrigado... só que eu precisava que de perguntas que fosse relacionasse o trovadorismo com os movimentos artisticos...
Perguntas interessantes