Meu Pé de Laranja Lima Capítulo Terceiro [. ] Corri de novo até em casa. A noite tinha chegado também. Havia a luz acesa do lampião apenas na cozinha. Todos tinham saído, mas papai estava sentado na mesa olhando o vazio da parede. Apoiava o rosto na palma da mão e o cotovelo na mesa. – Papai. – O que é, meu filho? Não havia rancor nenhum em sua voz. [. ] Coloquei a caixa no chão [. ]. Olhei Papai. O seu rosto barbado, os seus olhos. Só pude falar. – Papai. Papai. E a voz foi sendo consumida pelas lágrimas e soluços. Ele abriu os braços e estreitou-me ternamente. – Não chore, meu filho. [. ] – Eu não queria, Papai. Eu não queria dizer. Aquilo. – Eu sei. Eu sei. Não fiquei zangado porque no fundo você tinha razão. Me embalou, um pouco mais. Depois levantou o meu rosto e enxugou-o com o pano de prato que estava jogado perto. – Assim é melhor. [. ] Nesse texto, no trecho ". E enxugou-o com o pano de prato. " (12º parágrafo), o termo destacado retoma chão. Cotovelo. Lampião. Rosto.
Soluções para a tarefa
Resposta: D) Rosto
Explicação: Ta no próximo texto, na penúltima linha
Nesse texto, no trecho ". E enxugou-o com o pano de prato ", o termo destacado retoma rosto. O que é mostrado na alternativa D.
Para chegar a essa resposta basta apenas reler o décimo segundo trecho desse texto que diz que: "Depois levantou o meu rosto e enxugou-o com o pano de prato que estava jogado perto".
Ou seja, tem-se a ação de pegar o pano para enxugar o pano, de modo que usa-se "enxugou-o" para não ter necessidade de repetir o trecho "rosto", e por consequência deixar o texto com mais coerência e coesão.
Esse mesmo recurso é comum de ser usado em textos, para evitara repetição de palavras, o que deixa o texto mais corrido e de acordo com a normal culta da língua portuguesa.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/26132501
Bons estudos!