Filosofia, perguntado por lucasabe1515, 8 meses atrás

Meu método dialético, por seu fundamento, difere do método hegeliano, sendo a ele inteiramente oposto [...]. Em Hegel, a dialética está de cabeça para baixo. É necessário pô-la de cabeça para cima, a fim de descobrir a substância racional dentro do invólucro místico (MARX, 1994).

“Em uma Alemanha agitada e repleta de problemas, surgiu o marxismo, teoria elaborada por Marx e Engels. Além da colaboração ideológica, Engels era industrial e pôde, por diversas vezes, ajudar Marx financeiramente nos momentos críticos de sua vida pessoal” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 280).



Entre os temas bastante explorados por Marx e Engels estão o materialismo e a dialética. Acerca de tais conceitos, é correto afirmar que:

Marque a alternativa correta
a)
Os fenômenos materiais são processos e o espírito não é consequência passiva da ação da matéria, podendo reagir sobre aquilo que o determina. Por conta disso, ao contrário do idealismo de Hegel, para Marx, a matéria é o dado primário, a fonte da consciência, e esta, por sua vez, é um dado secundário, pois é reflexo da matéria.

b)
Para Marx, o real é racional e o racional é real, e ele utiliza a ideia de tese, antítese e síntese para explicar sua dialética.

c)
Na dialética de Hegel a condição humana é focada no materialismo histórico, enquanto na dialética de Marx é utilizado o conceito de dialética histórica.

d)
A história é sempre linear. Tudo se repete, por isso, não há evento novo, mas sim sucessivos acontecimentos semelhantes.

e)
A sociedade consiste em um conceito metafísico, já que todo problema de ordem social é imaterial.

Soluções para a tarefa

Respondido por lilax0521
5

Resposta:

Alternativa ; A

Explicação:

Os fenômenos materiais são processos e o espírito não é consequência passiva da ação da matéria, podendo reagir sobre aquilo que o determina. Por conta disso, ao contrário do idealismo de Hegel, para Marx, a matéria é o dado primário, a fonte da consciência, e esta, por sua vez, é um dado secundário, pois é reflexo da matéria.

Respondido por rejanevilarinho128
6

Resposta:

Adg2 - Fundamentos de Filosofia Para Ciências Humanas

1)

“Em uma Alemanha agitada e repleta de problemas, surgiu o marxismo, teoria elaborada por Marx e Engels. Além da colaboração ideológica, Engels era industrial e pôde, por diversas vezes, ajudar Marx financeiramente nos momentos críticos de sua vida pessoal”

Assinale a alternativa correta acerca da obra de Karl Marx:

Alternativas:

a)

Marx descreve o mecanismo do Materialismo Histórico, da luta de classes, bem como descreve as bases daquilo que conhecemos como o Socialismo que prosperou pelos séculos XX e XXI, sistema alternativo ao Capitalismo.

Alternativa assinalada

b)

Marx descreve o mecanismo do Materialismo Idealista, da luta de classes, bem como descreve as bases daquilo que conhecemos como o Socialismo que prosperou pelos séculos XX e XXI, sistema alternativo ao Capitalismo.

c)

Marx descreve o mecanismo do Materialismo Histórico, da paz entre classes sociais, bem como descreve as bases daquilo que conhecemos como o Socialismo que prosperou pelos séculos XX e XXI, sistema alternativo ao Capitalismo.

d)

Marx descreve o mecanismo do Materialismo Histórico, da luta de classes, bem como descreve as bases daquilo que conhecemos como o Capitalismo (defendido por ele) que prosperou pelos séculos XX e XXI, sistema alternativo ao Socialismo.

e)

Marx descreve o mecanismo do Idealismo Histórico, da luta de classes, bem como descreve as bases daquilo que conhecemos como o Socialismo que prosperou pelos séculos XX e XXI, sistema alternativo ao Capitalismo.

2)

"Portanto, a moralidade, a religião, a metafísica, assim como todo o resto das ideologias e suas formas correspondentes de consciência, não conservam mais o semblante de independência. Elas não possuem uma história, um desenvolvimento; são os homens que, desenvolvendo suas produções materiais e seus intercâmbios materiais, alteram junto com tais processos sua existência real, seu pensamento e os produtos de seu pensamento."

Para Marx, o processo que conduz a humanidade é:

Alternativas:

a)

O Idealismo.

b)

O Materialismo Histórico.

Alternativa assinalada

c)

O Hedonismo.

d)

O Ceticismo.

e)

O Niilismo.

3)

“Precisamente nisso enxerguei o grande perigo para a humanidade, sua mais sublime sedução e tentação – a quê? ao nada? –; precisamente nisso enxerguei o começo do fim, o ponto morto, o cansaço que olha para trás, a vontade que se volta contra a vida, a última doença anunciando-se terna e melancólica: eu compreendi a moral da compaixão, cada vez mais se alastrando, capturando e tornando doentes até mesmo os filósofos, como o mais inquietante sintoma dessa nossa inquietante cultura europeia; como o seu caminho sinuoso em direção a um novo budismo? a um budismo europeu? a um – niilismo?..."

Acerca da obra de Nietzsche, podemos dizer que o autor desenvolve a ideia da:

Alternativas:

a)

Imortalidade da alma.

b)

Racionalidade bruta.

c)

Tragicidade.

Alternativa assinalada

d)

Metafísica clássica.

e)

Razão pura.

4)

Leia o trecho abaixo:

"Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos os lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade – a partir, obviamente, de um certo número de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural."

Acerca da obra de Foucault assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)

Foucault fala acerca da microfísica do poder, conceito aplicado a Filosofia da Linguagem, que vê os indivíduos em meio a relações de poder.

Alternativa assinalada

b)

Foucault fala acerca do imperativo categórico, conceito aplicado a Filosofia da Linguagem, que vê os indivíduos em meio a relações de poder.

c)

Foucault fala acerca do cogito, conceito aplicado a Filosofia da Linguagem, que vê os indivíduos em meio a relações de poder.

d)

Foucault fala acerca da mônada, conceito aplicado a Filosofia da Linguagem, que vê os indivíduos em meio a relações de poder.

e)

Foucault fala acerca do inconsciente, conceito aplicado a Filosofia da Linguagem, que vê os indivíduos em meio a relações de poder.

Explicação:

corrigido pelo ava

Perguntas interessantes