Português, perguntado por ryanmoura738, 10 meses atrás

MEU CORAÇÃO É O BICHO
Tem coração que é feito cachorro de rua. Segue o primeiro que lhe oferece um assovio. Mesmo manco e sarnento, exibe o sorriso pela calçada enquanto cheira a panturrilha de quem pensa ser o seu próximo dono. Se vier um naco de carne junto com um afago displicente, oferece a eterna fidelidade.
Outros corações são como gatos (...). Chegam quando querem, se enroscam no colo, esquentam a nossa pele com o calor que trazem dos telhados. Parecem se moldar ao tamanho da nossa carência. Mas a entrega não é cúmplice. Corações felinos pulam para novas aventuras quando bem entendem. E não tentem segurá-los ou confundi-los com amor de coleira: eles arranham. (...)
Fui apresentado outro dia ao coração do tipo cobra. Ele também se enrosca pelo seu corpo e tem alcance para dar algumas voltas em torno de quem abraça. (...) Cada vez mais presente, deixa pouco espaço para o companheiro. Parece fazer um molde em volta do outro, que se quiser mudar de posição, sentirá que o coração deste tipo pode estrangular sob o risco de perder a presa. (...)
E o coração peixinho de aquário? Aquele que faz do seu pequeno mundo uma redoma para as visitas elogiarem. Tive ao meu lado um coração de cavalo do Jockey. Prometia levar-me rápido aonde eu queria, mas a corrida sempre era curtinha. (...) Existem os corações cavalos de aventura, para longas e acidentadas trilhas, mas aí são outros quinhentos... Estou trabalhando em uma pequena enciclopédia dos corações de bicho. O trabalho deve ir longe. Já mapeei o coração do tipo pelicano, aquele que voa ereno sobre as ondas; coração tartaruga de projeto ambiental, aquele que sempre precisa de ajuda para seguir pelo mar; (...); coração de boi, pesado e ruminante; coração de hamster, sempre a correr o mundo na roda gigante do seu cercadinho (...).
Minha prima chegou aqui em casa toda feliz na semana passada. Estava com um anel de noivado na mão. Ganhou do seu primeiro namorado. Eu disse a ela que tinha coração de ararajuba, a vida inteira com o mesmo parceiro. Ela me beijou o rosto e chamou-me para ser o padrinho do casamento. Aceitei. Todos os amores deveriam começar com a promessa de serem eternos, mesmo que um dia as aves sintam necessidade de partir para lados opostos. Mas isso eu não lhe disse. É construindo o ninho que também se aprende a voar.
Já fui do tipo coração pombo, dormindo nos parapeitos e descendo para a calçada em busca das pipocas que os turistas jogam pelo chão. Às vezes, poso de coração coruja, observo mais do que amo. (...). Passei um tempo com meu coração araponga, dando meus gritos de metal no meio do descampado; era um choro de solidão. (...). Hoje ando pelo zoológico procurando nas jaulas, nos cercados, nas árvores e nos lagos, meus pares perdidos — o que de mim ficou em cada coração descrito nas plaquinhas.
Ao som de “Coração de Bicho”, da Banda Blindagem.
Composição de Ivo Rodrigues.


1) Qual a figura de linguagem presente no trecho: “Já fui do tipo coração pombo, dormindo nos parapeitos e descendo para a calçada em busca das pipocas que os turistas jogam pelo chão.”?

A) Metáfora.
B) Comparação.
C) Ironia.
D) Paradoxo.

2) Qual a ideia implícita no trecho: “Estudei muito para converter meu coração em ave de rapina, com suas investidas certeiras em presas sem condições de defesa; logo vi que o caçador é a eterna vítima de quem persegue, por isso abandonei o projeto.”?

A) Ave de rapina representa pessoas sempre em busca de novos relacionamentos/presas.

B) Ave de rapina representa as pessoas que sofrem por amor.

C) Ave de rapina representa aqueles que nunca se apaixonam.

D) Ave de rapina representa as pessoas que amam com facilidade.​

Soluções para a tarefa

Respondido por cordeirovitoria992
23

Resposta:

1a

2a

Explicação:

tá certo 1) Qual a figura de linguagem presente no trecho: “Já fui do tipo coração pombo, dormindo nos parapeitos e descendo para a calçada em busca das pipocas que os turistas jogam pelo chão.”? *

1/1

A) Metáfora.

B) Comparação.

C) Ironia.

D) Paradoxo.

Feedback

Parabéns, é isso aí! A figura de linguagem presente no trecho: “Já fui do tipo coração pombo, dormindo nos parapeitos e descendo para a calçada em busca das pipocas que os turistas jogam pelo chão.”, é a metáfora. Ou seja, há uma comparação implícita, entre o narrador apaixonado e o comportamento dos pombos, sem a presença de conjunção ou locução conjuntiva comparativa;

2) Qual a ideia implícita no trecho: “Estudei muito para converter meu coração em ave de rapina, com suas investidas certeiras em presas sem condições de defesa; logo vi que o caçador é a eterna vítima de quem persegue, por isso abandonei o projeto.”? *

0/1

A) Ave de rapina representa pessoas sempre em busca de novos relacionamentos/presas.

B) Ave de rapina representa as pessoas que sofrem por amor.

C) Ave de rapina representa aqueles que nunca se apaixonam.

D) Ave de rapina representa as pessoas que amam com facilidade.

Resposta correta

A) Ave de rapina representa pessoas sempre em busca de novos relacionamentos/presas.

Respondido por RaulBressan06
14

Resposta:

Resposta 1 (a)

Resposta 2 (a)

Explicação:

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa


cordeirovitoria992: Claro eu já avia respondido
ThayySousaSilva: a 2 é C
adrianserattodasilva: a 2 é qual a ou c
viniciuspossetti: a resposta é 1)A 2)A por causa dessa confusão nos comentarios de ser a letra C eu errei
gustabai098: tbm errei
Perguntas interessantes