Direito, perguntado por clebsonnormandia, 5 meses atrás

Métodos de solução e conflitos usados em diferentes países da América do norte

Soluções para a tarefa

Respondido por fabriciomanuelolivei
0

Resposta: Conciliação, Mediação, Autocomposição, Arbitragem.

Explicação:

Conciliação

Trata-se de um processo consensual, onde o conciliador, sempre em posição imparcial, orienta as partes de forma ativa para chegar a um acordo. Normalmente aplicada em situações mais simples, ninguém sai como perdedor. As próprias partes chegam à uma conclusão de algo que fique bom para ambas. O “juiz” é aquele que pacifica o conflito, de modo que a intenção principal é a retomada da relação social entre as partes.

Mediação

Diferentemente da conciliação, o agente terceiro não tem participação ativa na mediação. Ele apenas estabelece um diálogo entre as partes para que elas, por si mesmas, cheguem a um acordo. Embora o processo todo seja informal, o papel do mediador é garantir que ele discorra de maneira organizada e efetiva. Mais uma vez, ambas as partes saem ganhando ao final, e ainda economizam com os trâmites judiciais.

Autocomposição

Nesse caso, o acordo é firmado pelas próprias partes — a figura do conciliador ou mediador pode estar presente, mas não é imprescindível. A proposta, apresentada por uma ou ambas as partes, consiste em um meio-termo, onde cada um cede um pouco, de modo que todos saiam satisfeitos. Esse método se diferencia dos demais pelo protagonismo exclusivo das partes envolvidas.

Arbitragem

Nesse caso, as partes, de certa forma, “terceirizam” a solução do conflito. Ambas desejam chegar a um acordo, no entanto, para isso, elegem uma pessoa ou instituição que atuará na mediação. As decisões são especializadas e, inclusive, algumas são propostas com base em experiências anteriores. Embora seja uma forma de solução sem chegar à Justiça, existem contratos e normas que regem todo o processo.

Embora os métodos de solução de conflitos sejam formas de solucionar discordâncias sem recorrer à Justiça, o juiz, o advogado e demais profissionais do direito também podem estimular a sua aplicação. Existem, inclusive, especialistas nesse ramo de atuação, mas, para isso, há uma formação específica: o F, no qual você aprende a lidar com a questão e aplicar esses e outros métodos para que as partes cheguem a um acordo.

Perguntas interessantes