Matemática, perguntado por guilhermemontana, 1 ano atrás

Método para descobrir se um número é primo (erro teórico)?

Então galera, para saber se um número é primo ele deve ser divido por número primos em ordem crescente (2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19...), se obtermos um quociente menor ou igual ao divisor, esse número é primo.

Porém vi um erro nesse método, ou é que estou confuso.

O número 39 não é primo, pois ele é divisível por 3. Porém o que acontece, ao dividir 39 por 7, o quociente é 5 com resto 4. Ou seja, quociente menor que o divisor e com resto diferente de zero; a regra diz que nesse caso, quociente menor que o divisor e com resto diferente de zero, o número é primo, mas não é o que acontece aqui.

39 : 7 = 5, com o quociente menor que o divisor e resto diferente de zero, e ainda assim não é primo. Existe uma excessão aqui e um erro na regra. Pq isso acontece? ou será que estou confuso e ainda não percebi?

Se existe essa excessão/erro com 39, existe excessão com outro(s) número(s)?

ME AJUDEM!!!!!!!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por Amandarisso
1
O 39 se divive por 1, 3, 13, e 39, ou seja, não é primo
Além disso, 39 dividido por 7 não é 5.

guilhermemontana: Oi? como não? 39 : 7 = 5 com resto com resto 4.
guilhermemontana: Faz as contas: divide 39 por 7, qual o múltiplo de 7 mais próximo? 35, que é resultado de 7.5. No caso, 35 para chegar a 39 dá 4, então o resto é 4.
guilhermemontana: Mas acho que o "gênio" aqui (no meu caso é jeniu rsrsrs) aqui já entendeu qual é o problema, aonde estou confundindo - se você divide sucessivamente por números primos, não há a menor necessidade de dividir por 7, pois chegando no número primo 3, a divisão é exata, indicando que 39 não é primo e encerrando as divisões sucessivas. Que falta de senso prático o meu, não?
Amandarisso: Que bom que entendeu.
Perguntas interessantes