metal alcalino e lítio polímero
Qual o processo de retirada desses dois elementos da natureza?
De quais minérios esses materiais podem ser extraídos?
Descreva suas propriedades periódicas (raio atômico, eletronegatividade e energia de ionização) e faça a comparação entre os elementos químicos.
Quantos elétrons existem em suas camadas de valência e também qual é o subnível mais energético? Justifique utilizando a distribuição eletrônica para os dois elementos.
Quais as principais características químicas que levaram à você escolher esses dois elementos, citando as vantagens e desvantagens no uso da fabricação de bateria de celular, citando a família que eles se encontram na tabela periódica
Soluções para a tarefa
Olá, boa tarde!
No enunciado não foram indicados "dois elementos", como prevê a primeira pergunta, apenas um elemento: o lítio. Portanto, irei responder com base neste elemento químico.
O processo de retirada do elemento lítio da natureza pode ocorrer tanto em águas minerais e salgadas, como nos minerais espodumênio, lepidolita e petalita.
A composição química dos minerais que contém o metal lítio é:
- espodumênio (Li2O.Al2O3.4SiO4)
- lepidolita (K2O.Li2O.2Al2O3.6SiO2.2H2O)
- petalita (LiAl(Si2O5)2)
O lítio apresenta número atômico = 3. Portanto, sua distribuição eletrônica é: 1s2 2p1.
Assim, existe um elétron em sua camada de valência e o subnível mais energético é o 2p1.
O lítio se encontra na família 1A da tabela periódica, também conhecida como a família dos metais alcalinos.
A vantagem de se utilizar o lítio nas baterias de celular é que possuem massa pequena (são leves) e apresentam maior número de ciclos de carga e descarga, quando comparadas com baterias de outros materiais. Por isso, as baterias de íons de lítio são as mais utilizadas em celulares, tablets e notebooks.
Contudo, dentre as desvantagens destaca-se sua inflamabilidade e possibilidade de explosão à altas temperaturas.
Espero ter ajudado!