Mesopotâmia é uma palavra grega que significa terra entre rios. Muitos povos ocuparam a região, como sumérios, babilônios e assírios, diferentemente de regiões como o Egito, em que não houve a presença de vários povos. Esse diferencial no processo de povoamento da região da Mesopotâmia se explica pelo fato de que: *
Os povos nômades se sedentarizaram na região atraídos pela água farta e terra cultivável.
A ocupação possa ter ocorrido pela atração ao minério encontrado na região, como ouro e prata.
O fator geográfico era estratégico, pois a terra montanhosa era excelente para a defesa de ataques inimigos.
Existia uma profecia religiosa do povo sumério, que via na Mesopotâmia uma terra sagrada e próspera.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os povos nômades se sedentarizaram na região atraídos pela água farta e terra cultivável.
Explicação:
O Crescente Fértil, onde se localizava a Mesopotâmia, é uma região que foi habitada por vários povos da Antiguidade oriental. Geograficamente, o Crescente Fértil está localizado entre o Egito e a Mesopotâmia e é caracterizado como uma região desértica (quente e seca), mas com rios volumosos.
Foi às margens desses rios que surgiram as primeiras civilizações do Oriente. A civilização egípcia surgiu às margens do rio Nilo, e as civilizações da Mesopotâmia, às margens do Tigre e do Eufrates. A proximidade desses últimos povos com os rios fez com que vários autores denominassem-nos como sociedades hidráulicas.
Tais rios saciavam a sede das pessoas mas também serviam de meios de transporte. Além disso, e o mais importante, as águas dos rios serviam para irrigar as plantações. Em suas vazantes, as margens eram utilizadas para o plantio, pois o baixar das águas tornava o solo fértil. Quando os rios subiam de volume, os povos da Antiguidade oriental construíam diques e represas para que a água não faltasse durante os seus períodos de seca.