Sociologia, perguntado por fabianabiagi6, 10 meses atrás

Mesmo sendo uma luta secular, os direitos estão longe de serem alcançados. Em 1968
morre um dos maiores ativistas americanos desse movimento. Combatem esse mal
sistêmico e estrutural, que causa mortes diárias, desigualdade, injustiça de
oportunidades e segregação. Em 2020 foi uma das maiores ondas de protesto
mundiais.​

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclara11190
7

Explicação:

Martin Luther King Jr. dedicou a vida à luta pela igualdade racial e foi um dos principais nomes do movimento dos direitos civis dos negros, nos Estados Unidos e no mundo

Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta (EUA), no dia 15 de janeiro de 1929. Foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros, nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

Em 1955, a também norte-americana Rosa Parks, uma mulher negra, negou-se a dar seu lugar num ônibus para um homem branco e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de um ano e dezesseis dias, coliderada por Martin Luther King, muitas ameaças de morte foram feitas, ele foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana de tornar ilegal a discriminação racial em transporte público.

Martin Luther King organizou então e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estadunidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965).

Como ministro Batista, King tornou-se um ativista dos direitos civis no início de sua carreira. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, na qual ele fez seu famoso discurso ‘Eu tenho um sonho’.

Em 14 de outubro de 1964, aos 35 anos, King tornou-se a pessoa mais jovem, até então, a receber o Prêmio Nobel da Paz. O prêmio foi concedido a ele pelo combate à desigualdade racial através da não violência.

Nos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para combater a pobreza e a Guerra do Vietnã, com um discurso de 1967 intitulado ‘Além do Vietnã’.

King foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Ele recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e a Medalha de Ouro do Congresso em 2004. Além disso, em 1986, foi estabelecido o Dia de Martin Luther King, comemorado sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário dele. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi celebrado em todos os estados do país. E centenas de ruas dos Estados Unidos foram renomeadas em sua homenagem.

Abaixo, veja o discurso ‘I have a dream’ (Eu tenho um sonho), com legenda em português:

Respondido por clara06gossler
4

Resposta:

tu ta no desafio do ei? to presa nessa

Explicação:


Angelo12232: descobriu?
Perguntas interessantes