Pedagogia, perguntado por anaalencar337, 1 ano atrás

Mesmo quando há a preocupação de indicar leituras e trabalha-las em sala de aula, poucos são os professores que se detêm no aspecto relativo à fruição, ao prazer do texto. Valoriza-se o que o autor quis dizer e não o como foi dito e o que provocou no leitor. Parece que na escola não há lugar para a emoção e o prazer, como se a união entre o conhecimento e o prazer fosse impossível”. (VIEIRA, 1989, p. 52) A fruição da leitura literária deve ser algo valorizado e priorizado nas escolas porque

Soluções para a tarefa

Respondido por Leticia140778
15
Ler transporta o ser humano para um mundo só seu, o autor escreveu o livro mas é o leitor que irá cria-lo em sua mente. Já foi comprovado pela ciência que ler ativa as células nervosas e as conexões neuronais se fortalecem. O cientista Ivan Izquierdo através de suas pesquisas (livro memórias) comprovou que a leitura é o melhor exercício para fortalecer a memória e já esta sendo usada como prescrição médica para muitos pacientes, inclusive pode retardar o Alzheimer e algumas doenças degenerativa.

Pesquisas de um neurocientista francês, Stanislas Dahaene (neurônios da leitura), levaram os estudiosos a hipótese da reciclagem neuronal, isto é, as células nervosas quando ativadas pela leitura podem se reciclar. Inclusive o neurocientista acredita que como há plasticidade cerebral (o cérebro é adaptável) transtornos como a dislexia já não são mais considerados obstáculos.

Mas para que o homem torne a leitura uma rotina, é na escola que deve-se começar a incentivar. Estudos apontam que o incentivo deve ser realizado desde a barriga da mãe. A leitura, além de ser uma forma de conquistar conhecimento é também questão de saúde.
Respondido por daianesantoscosta2
12

a leitura descompromissada viabiliza a real experiência com o literário, onde predominam as percepções sensoriais.  


Perguntas interessantes