ENEM, perguntado por rachelinda8477, 9 meses atrás

Mesmo na mais paradigmática ‘rebelião escrava no Brasil", a famosa "Revolta dos Malés" em Salvador, em 1835, os libertos representavam 38% dos insurretos presos. Muitos eram artesãos ou comerciantes independentes." De acordo com o texto acima marque a alternativa que o interprete corretamente em relação aos participantes da rebelião. Escolha uma: a. Os levantes no tempo da escravidão era elaborado por abolicionistas que tinham como parceiros homens negros livres. b. Revoltas de escravos eram sempre realizadas unicamente com escravos sem envolvimento de indivíduos livres. c. As rebeliões de escravos eram realizadas por indivíduos Malés, que eram islâmicos, e insuflavam a revolta contra o sistema escravagista. d. As rebeliões tidas como "revolta de escravos" foram elaboradas a partir de alianças, constituindo-se em um acontecimento bastante complexo. e. As rebeliões eram articulados entre as elites dos escravos constituindo um acontecimento com pouca elaboração.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessa29turini
254

Resposta:

Av1 Educação e Diversidade

1b

2d

3c

4b

5c

5c


marcioescola10: Corretíssimo ... Obrigado !!!
edileuzasilva731: corretoo
marlibravo: corretooooo obrigada
deiseebellys70413: Tds corretas obgda
rethais87: correto muito obrigado
tagliattidaniel: Todas certas. Obrigado
marisantos1978: todas corretas
Respondido por EduardoPLopes
42

É correta a alternativa D.

O que o texto deixa claro é que nas rebeliões de escravizados não se revoltavam apenas os escravizados (mesmo na Revolta dos Malês, quase 40% dos presos eram homens livres), e sim um setor da sociedade que era contrário à escravidão.

Apesar de serem, em geral, organizadas pelos setores mais pobres da sociedade, eram fenômenos complexos, que envolviam os sentimentos de pertencimento cultural, postura humanitária e justiça social.

Perguntas interessantes