ENEM, perguntado por annagabriela3307, 9 meses atrás

Mesmo entre gente humilde, porém, funcionava o sistema de obrigações recíprocas. O nonagentário Nhô Samuellembrava com saudade o dia em que o pai, sitiante perto de Tatuí, lhe disse que era tempo de irem buscar a novilha dadapelo padrinho... Diz que era costume, se o pai morria, o padrinho ajudar a comadre até ‘arranjar a vida’. Hoje, diz NhôRoque, a gente paga o batismo e, quando o afilhado cresce, nem vem dar louvado (pedir a benção).Considerando que o texto acima pode ser articulado ao trabalho do antropólogo francês Marcel Mauss, para quem asrelações de troca são fundamentais em todas as sociedades, analise as afirmações que se seguem.I. O ato de presentear instaura e reforça as alianças e os vínculos sociais.II. A troca de presentes é baseada em relações de reciprocidade.III. O que fundamenta as relações de troca de presentes é o ganho econômico obtido a partir dos bens trocados.IV. A prática social da troca de presentes origina-se com a consolidação do modo capitalista de produção.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C III e IV.D I, II e IV.E II, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
5

I é verdadeira, sendo uma forma de dar materialidade a uma relação entre pares que funda um "universo social" que aproxima os indivíduos ao redor de  interesses comuns.

II é verdadeira, já que quem presenteia espera, com isto, em um tempo futuro  receber algo em troca, seja um outro presente (pensemos, por exemplo, no hábito de trocar presentes no natal) ou um favor.

III é falsa, pois o fenômeno econômico é posterior ao modelo baseado em trocas e presentes.

IV é falsa, já que a prática de trocar presentes remonta ainda aos primórdios da humanidade, sendo bem mais antiga que o capitalismo.

É correta a alternativa A.

Perguntas interessantes