Mesmo diante de avanços observados em alguns países da região no sentido de construir um estado de bem-estar social (Argentina, Uruguai, Chile e Costa Rica), o que marca a trajetória latino-americana neste campo é a enorme heterogeneidade das sociedades conformadas nesse espaço geográfico. Levando esse aspecto em consideração, Draibe (1997) elaborou uma tipologia dos sistemas de proteção social na América Latina da forma como segue:
a) Sistema residual: representa um padrão pontual de intervenção da política social, cujo caráter é focalizado em indivíduos ou grupos de pessoas vulneráveis da sociedade, sendo que as intervenções tendem a cessar quando o problema se encontra superado;
b) Sistema meritocrático-particularista: parte-se do princípio de que as pessoas devem estar em condições de resolver suas necessidades via sua capacidade de trabalho. Porém, se reconhece a necessidade da política social para resolver problemas causados pelas distorções dos mercados. Neste caso, o sistema assume uma forma complementar às instituições econômicas e sociais;
c) Sistema institucional-redistributivista: esse sistema representa o reconhecimento de que o mercado não é capaz de ofertar bens e serviços sociais para todos os cidadãos. Daí a necessidade de políticas públicas de caráter social visando à garantia dos direitos das pessoas. Essa é a forma de proteção social que mais se aproximou do modelo de bem-estar europeu.
MATTEI, Lauro Francisco. Sistema de proteção social brasileiro enquanto instrumento de combate à pobreza. R. Katál., Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 57-65, jan./abr. 2019.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I. O sistema institucional-redistributivista atende apenas casos isolados ou grupos mais vulneráveis, visando atacar problemas pontuais de desigualdades criadas pelo sistema capitalista.
II. A América Latina é marcada pela diversidade dos quadros sociais apresentados pelos países que a compõem, sendo observados casos de países com sistemas mais igualitários do que outros.
III. O sistema meritocrático-particularista entende que cabe aos indivíduos a busca por melhores condições de vida, embora reconheça o quadro de desigualdade social e promova algumas políticas sociais.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
drifelizardo:
acho que é a opção 4
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
II e III apenas;
Explicação:
I é incorreta por tratar-se do programa residual;
Respondido por
2
Resposta:
II e III, apenas.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás