Mesmo com um discurso que enaltecia a importância da educação, ela não era prioridade no regime republicano instalado em 1889. A quantidade de estabelecimentos de ensino se multiplicou, mas isso não significou acesso em grande escala da população à escola. Na Constituição de 1891, inclusive, havia uma contradição em relação à condição da população e à cidadania. Assinale, a seguir, a alternativa que melhor representa essa contradição.
Alternativas
Alternativa 1:
A grande maioria dos brasileiros já era alfabetizada pelas famílias, o que fazia da escola uma instituição inócua, sem sentido.
Alternativa 2:
Em grande parte, o cidadão não precisava ler e escrever para exercer a cidadania. A Constituição de 1891 não exigia a alfabetização para votar.
Alternativa 3:
Ao mesmo tempo que a Constituição exigia que o cidadão deveria ser alfabetizado para votar, a grande maioria da população não tinha acesso à escola.
Alternativa 4:
A maior contradição da constituição de 1891 era a exigência da entrega gratuita de livros de literatura para uma população que não sabia ler.
Alternativa 5:
As escolas públicas eram controladas por empresários. Eles recebiam do governo recursos para ministrar aulas à população pobre. Dessa forma, o que deveria ser gratuito acabava sendo cobrado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: a 3 ao mesmo tempo que a constituição exigia que o cidadão deveria ser alfabetizado para votar a grande maioria da população não tinha acesso a escola
Explicação:
Perguntas interessantes
Informática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás