Mesmo com os olhos vendados, somos capazes de identificar um alimento colocado dentro de nossa boca; este é o sentido do paladar. Partículas que se desprendem dos alimentos e se dissolvem dentro de nossa boca levam a informação ao cérebro através de estímulos nervosos, que serão interpretados nesta região. Assim: I- Distinguimos as sensações de doce, salgado, azedo e amargo por meio de receptores presentes nas papilas gustativas, situadas em diferentes regiões da língua. II- Quando ingerimos um alimento e o mastigamos, também sentimos o cheiro que ele exala. Isso acontece porque as partículas da substância que compõe o alimento consistem na essência que é captada pelo olfato. III- Quando ficamos gripados, podemos constatar a atuação conjunta do olfato e do paladar, ou seja, os alimentos não têm cheiro nem sabor. IV- Na gripe, produz-se muito muco pelo nariz, fazendo que haja dificuldade na circulação de ar, inclusive no momento de carregar as partículas de substâncias (dos alimentos) pela cavidade nasal. V- A percepção de que todos os alimentos, até aqueles mais saborosos, perdem o gosto e o sabor determina claramente a estreita ligação entre paladar e olfato. Assim:
Soluções para a tarefa
Respondido por
189
as afirmativas 1, 2, 3, e 5 estão corretas
Respondido por
72
Olá!
As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
A presença de muco por si só não é tão relevante para impedir que as partículas das substâncias sejam reconhecidas, apesar de diminuir um pouco a percepção.
Olfato e paladar trabalham juntos, tanto que é possível reconhecer o gosto através do cheiro e o cheiro através do gosto.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
ENEM,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás