Ed. Moral, perguntado por nanineumann, 10 meses atrás

“Mesmo com dados alarmantes sobre o nível de distribuição de renda no Brasil, ainda vigora entre os brasileiros a ideia de que a riqueza ou a pobreza é um problema pessoal. Essa ideia não é apenas brasileira, mas essa concepção não contribui para uma reflexão ética mais profunda sobre a geração de riqueza na sociedade brasileira. Essa superficialidade e a falta de profundidade reflexiva também colabora para certa tolerância à corrupção e ao famoso “jeitinho brasileiro” – que, na maioria das vezes, corresponde a uma habilidade para trapacear e tirar vantagens. Essa realidade toma conta da esfera pública e privada, passando por caixa dois, desviando dinheiro, propina e compra de votos. ” PORQUE “Toda essa realidade de desigualdade social, corrupção e analfabetismo político acaba esquecida e tolerada sob o argumento de que vivemos em um país maravilhoso e de que “Deus é brasileiro”. A beleza das mulheres, a riqueza natural, o carnaval e o futebol parecem desempenhar um papel de viseira ética diante de uma realidade violenta. ”

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
4

I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I. É fato que o jeitinho brasileiro, a habilidade para trapacear e tirar vantagens acaba por estar enraizada na cultura brasileira, onde desrespeita-se o próximo e suas necessidades; há uma grande falta de empatia.

A realidade de desigualdade social, corrupção e analfabetismo político de grande parte da população acabam por ser ocultados por uma ideia superficial sobre as belezas do país, o carnaval e o futebol, ópios do povo brasileiro.

Abraços!

Perguntas interessantes