Saúde, perguntado por lucas12rpg, 9 meses atrás

Mesmo com avanços na Medicina, ainda hoje os hemofílicos são pessoas são pessoas com alto risco de contrair AIDS. Por quê? Qual a relação entre AIDS e a hemofilia?

Soluções para a tarefa

Respondido por kiev
3

Resposta: Pela facilidade de se ocorrer sangramentos.

Explicação: O HIV, assim como vários outros vírus, está presente no sangue (e em alguns outros fluidos do corpo) . Mas o local de maior presença do vírus é o sangue, porque o vírus se reproduz em linfócitos T CD4+ (Vide imagem).

O que é um hemofílico? É justamente uma pessoa que possui alguma tendência ao sangramento, seja por plaquetopenia (ou seja, baixa quantidade de plaquetas no sangue) ou por baixos fatores de coagulação sanguínea (fator de von Willebrand, fator VIII, Cálcio, Vitamina K e tantos outros).

Em condições de duas pessoas sem hemofilia já há uma chance relativamente alta de contágio, pois, durante o ato sexual, há o contato de fluidos corporais que possuem alguma quantidade de vírus. Ao mesmo tempo, o ato sexual pode causar algumas micro-lesões nos genitais e causar um sangramento com possível contaminação com sangue infectado. Esse fator de "lesão" é tão importante que a chance de ser infectado por via da relação sexual anal é bem maior que a via vaginal.

Logo, uma pessoa que possui hemofilia vai ter uma chance muito maior de ter esse "micro-sangramento" e ser infectado (ou até mesmo infectar alguém).

Observação interessante: Pacientes hemofílicos muitas vezes tem poucas plaquetas e fazem transfusão para evitar hemorragias. De acordo com o CDC (Center for Disease Control), no início das infecções por HIV na década de 80, vários hemofílicos foram infectados por HIV pela via transfusional.

Anexos:

lucas12rpg: Obrigado
Perguntas interessantes