Meritocracia, o que è ? Existe no Brasil ? Justifique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
É difícil contestar a idéia de que considerar o mérito como critério de promoção ou premiação em uma sociedade é mais justificável do que utilizar critérios como orientação sexual, privilégios de nobreza, condições sociais, cor de pele.
Parece-me que a crítica mais fundamental à idéia de meritocracia como um dos pilares de ordenamento social não foi feita pelo texto, que é justamente o de que o Brasil não vive uma meritocracia, já que os critérios de condições sociais dos pais é um preditor quase infalível da condição social dos filhos. O critério no Brasil é condição social, não mérito.
O texto parte do princípio de que a classe média está realmente convicta de que a meritocracia é um dos bom pilares sobre os quais deve se assentar um ordenamento social. É difícil de acreditar que alguém que realmente empreste tanta importância ao mérito não enxergue o quanto é importante para o funcionamento de um sistema assim que as oportunidades para colocar a potencialidade individual em prática estejam relativamente bem distribuídas para todos.
Não vejo como uma pessoa possa sustentar de boa fé que um modelo meritocrático funcione sem essa igualdade de oportunidades. Não há como propagar valores meritocráticos sem propagar conjuntamente a igualdade de oportunidades, a menos que se queira soar profundamente hipócrita
Respondido por
7
Resposta: *O QUE É?* Predominância dos que possuem méritos; predomínio das pessoas que são mais competentes, eficientes, trabalhadoras ou superiores intelectualmente, numa empresa, grupo, sociedade, trabalho etc.
*Existe no Brasil?* A meritocracia pra ser valida, deve proporcionar à toda sociedade as mesmas oportunidades. O Brasil, um país cheio de desigualdade sociais, está longe de oferecer chances iguais para todos os cidadãos.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás