mercantilismo é um termo que foi criado pelos economistas alemães da segunda metade do século xix para denominar o conjunto de práticas econômicas dos estados europeus nos séculos xvi e xvii em que as monarquias absolutistas deram grande apoio às atividades mercantis, daí o nome mercantilismo. das alternativas abaixo, assinale aquela que indica as principais ideias do mercantilismo. * 1 ponto a) busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações, o intervencionismo do estado nas práticas econômicas, a acumulação de metais preciosos como a principal forma de enriquecimento dos estados. b) aplicação de capitais excedentes em outros países para aumentar a oferta de matérias-primas necessárias à industrialização e liberdade econômica para os domínios localizados em outros continentes. c) as monarquias europeias não tinham interesses em matérias-primas de outros continentes e evitaram colonizá-los, estimulando suas atividades comerciais, financeiras e industriais. d) a economia não tinha importância no mercantilismo, visto que do ponto de vista financeiro, havia muitos bancos na holanda, na espanha e em portugal que acumulavam a riqueza europeia nessa época.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oi tudo bem ??
a) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações, o intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, a acumulação de metais preciosos como a principal forma de enriquecimento dos Estados.
Explicação:
Se você puder botar como a melhor resposta vai me ajudar muito, obrigado ♡
No mercantilismo, a produção é limitada à indústria têxtil e possui intervenção estatal (LETRA A).
O mercantilismo é um conjunto de ações e ideologias da área de Economia que propulsou no continente europeu, durante os séculos XV - XVII, ao longo da crise do feudalismo, dando início ao pensamento capitalista.
É definido pela riqueza de metais preciosos, prevalecimento da manufatura como medida econômica, intervenção máxima estatal na economia, balança comercial cabível e proteção do comércio e da indústria local.
O seu movimento contrário é o liberalismo, pois é uma ideia social, econômica e política fundamentada nas concepções de liberdade individual e industrial, uma vez que toda a população deve possuir direitos humanos isonômicos para garantir a livre concorrência no mercado.
Algumas das suas características principais são: livre concorrência mercantil, pact sunt servanda, individualismo econômico, mínima intervenção do Estado no comércio.
Link: brainly.com.br/tarefa/42842916