Mercado de Trabalho Pós-Pandemia
Como o mercado tem se comportado pós-pandemia e quais as tendências de carreira para esse novo momento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá
Conheça algumas expectativas para o mercado de trabalho pós-pandemia:
Trabalho remoto ou híbrido
Em 2018, segundo o IBGE, 3,8 milhões de pessoas já trabalhavam à distância no Brasil, número que aumentou 5 vezes com a pandemia. Certamente, as empresas enfrentam desafios para se adaptar a essa modalidade de trabalho, como a necessidade de recursos tecnológicos atualizados, reformulação nos modos de interação da equipe, monitoramento da produtividade, dentre outros.
Entretanto, os empreendimentos também puderam vislumbrar os benefícios de ter seus colaboradores trabalhando remotamente, ou com presença pontual no escritório (forma híbrida). Pesquisas estimam que a economia gerada por essa alternativa é de aproximadamente 15%. A razão é a economia com manutenção do espaço físico, além de água, café, transporte, dentre outros custos.
Diante desse cenário, apesar dos desafios de adaptação, tanto para empresas, como para os profissionais, a tendência é que, uma vez adaptados, a balança pese em favor da manutenção do trabalho remoto ou híbrido para as profissões que permitirem tais alternativas.
Aumento e diversificação no uso de tecnologias no trabalho
Se até pouco tempo, em muitos ambientes de trabalho, assim como nos espaços educacionais, o uso do celular era restrito e até condenado, o uso desse dispositivo e outros equipamentos tecnológicos se tornou cotidianamente necessário.
Ao mesmo tempo, mesmo aqueles que se achavam familiarizados com o mundo digital, se viram diante do desafio de aprender a utilizar uma diversidade de ferramentas e protocolos para realizar seus trabalhos e estudos online.
Diante do novo desafio, as instituições precisaram buscar soluções eficientes e adequadas para a predominância das atividades remotas, incluindo softwares de integração e investimento em segurança da informação.
Poderíamos falar longamente das adaptações digitais que vieram com o impacto da pandemia, diversificando e acelerando uma tendência que já existia. Mas, para pensar o mercado de trabalho pós-pandemia, há dois pontos que merecem atenção especial dos profissionais.
O primeiro é que qualquer profissional que pretenda se manter e continuar crescendo nesse mercado, precisará aprender a lidar com a diversidade de ferramentas tecnológicas que podem ser necessárias à sua profissão, independentemente da sua área de formação inicial.
Fora isso, não é só o conhecimento técnico que importa nesse sentido. O desenvolvimento de habilidades comportamentais também será um diferencial, uma vez que o trabalho, a partir dos meios digitais, exige certas posturas, tais como o autocontrole, foco, maior cuidado na comunicação, organização, criatividade, dentre outros.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO ACHO QUE E SO ISSO =)