Português, perguntado por yara04210, 5 meses atrás

Menos sal

Rovena Rosa

Macarrão instantâneo, lasanha e pizza congelada, temperos prontos, margarinas vegetais, maioneses e embutidos (salsicha, hambúrguer, empanados, linguiça, salame e mortadela) são alguns alimentos recordistas em sal, nome conhecido do cloreto de sódio. Mas não só os alimentos salgados são vilões. Refrigerantes, biscoitos recheados e mistura para bolos costumam ter altas quantidades de sódio.
O corpo precisa deste mineral para manter o equilíbrio da água no organismo e ajudar na condução de estímulos nervosos e na contração muscular. Porém, o excesso do sódio faz com que as células retenham líquidos e fiquem inchadas. Esse desequilíbrio aumenta o volume do sangue nas artérias, provocando a elevação da pressão sanguínea, ou seja, o coração tem que bater com mais força para fazer o sangue circular.
Quando a pressão nas artérias sobe (hipertensão), o organismo fica suscetível a doenças cardiovasculares, que estão entre as primeiras causas de internações e mortes no mundo. O problema afeta cerca de 35% da população brasileira acima dos 40 anos, segundo o Ministério da Saúde.
A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo diário de até dois gramas de sódio. Isso significa aproximadamente uma colher de chá de sal para um adulto de tamanho e peso médio, tendo como base uma dieta de 2 mil calorias.
Os brasileiros consomem, em média, mais do que o dobro desta quantidade. A elevação da pressão arterial é silenciosa, não tem uma mudança no organismo para avisar que algo vai mal. "Quem tem casos de hipertensão na família deve ficar ainda mais atento para os hábitos alimentares", alerta Sueli Gama, nutricionista do Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).
Tabelas nas embalagens
Parte do sódio consumido está presente naturalmente nos alimentos, mas a maior parte dele é adicionada durante o preparo. Como os alimentos processados costumam levar sódio tanto para a conservação quanto para realçar o sabor, eles têm quantidades muito acima do recomendado. Por exemplo, a combinação de hambúrguer, batata frita e refrigerante, oferecido por lanchonetes fast-food, contém 75% do total de sódio indicado para o consumo de um dia inteiro.
A Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação (Abia) e o governo assinaram um termo de compromisso para estabelecer um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, começando por massas instantâneas, pães e bisnaguinhas. O Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), compromete-se a avaliar o impacto da redução desse consumo nos custos de atendimentos do Sistema Único de Saúde e na existência de doenças crônicas.
É importante comparar a quantidade de sódio, observando as informações nutricionais no verso das embalagens dos alimentos industrializados. Em algumas, o consumidor já pode conferir a diminuição de sódio (pães e cereais matinais, por exemplo). Se a quantidade for superior a 400mg em 100g do alimento, ele é considerado um alimento rico em sódio e deve ser evitado.
Mudança de hábitos
Mas a maneira mais eficiente de diminuir o consumo de sal é dar preferência a alimentos frescos e usar ervas e temperos naturais, além de manter o saleiro longe da mesa. "A gente vai aumentando a quantidade de sal sem perceber e o nosso paladar vai se acostumando com o excesso de sal", explica Sueli
As papilas gustativas, parte da língua responsável por diferenciar os sabores, demoram cerca de três meses para se adaptar a uma dieta reduzida em sal. Por isso, é questão de tempo o costume de apreciar o verdadeiro e sutil sabor dos alimentos.


a) Qual é o principal assunto do texto?
b) O texto cita algumas instituições de referência, que ajudam a dar
credibilidade. Quais são elas?
c) No trecho " As papilas gustativas, parte da lingua responsável por
diferenciar os sabores, demoram cerca de três meses para se adaptar
a uma dieta reduzida em sal”, há uma explicação do termo científico. Que
termo é esse e qual é o seu significado?​


yara04210: por favor me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por rogerindograuu
16

Resposta:

a) O principal assunto do texto é o sal. Nele é dito o quão o usamos excessivamente, e o que ele causa no nosso organismo.

b) O Ministério da Saúde, A Organização Mundial de Saúde, Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), A Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação (Abia), Governo e A Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

c) O termo científico utilizado é "papilas gustativas" que tem por significado: parte da língua responsável por diferenciar os sabores. Neste trecho, diz basicamente o quão é difícil nos acostumarmos a deixar/diminuir o consumo de sal, já que o nosso paladar está tão acostumado a isso.


yara04210: muito obg
rogerindograuu: de nada! :)
nicolasiazejy16: Gente, qual é o principal assunto do texto?
Respondido por ialitaoliveira1
1

Resposta:

a) O texto trata do sal ou da quantidade de sódio presente nos alimentos.

b) Esse artigo, especificamente, é um texto para jovens, um público que não é especialista, é um público comum, assim, os conceitos e explicações científicas devem ser simplificados para facilitar o entendimento.

c) Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da saúde, Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/fiocruz), Associação Brasileira de Industrias de Alimentação(ABIA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

d) O termo científico explicado é “papilas gustativas”, parte da língua que identifica e diferencia os sabores, doce, azedo, amargo etc.

e) O excesso de sódio faz que a células inchem com a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea.

f) O (a) estudante pode listar os que estão no texto ou outros alimentos que conheça e saiba da alta concentração de sódio, como macarrão instantâneo, refrigerantes, produtos congelados, temperos prontos, refrigerantes , bolachas recheadas etc.

Explicação:

espero ter ajudado :)

pesquisei no Google...

Perguntas interessantes