Biologia, perguntado por baaaaaahhhh, 11 meses atrás

Mendel, em um de seus experimentos, cruzou ( I ) ervilhas de semente lisa com ervilhas de semente rugosa, e observou que todos os descendentes possuíam sementes lisas, sendo chamados de Geração F1. Ao cruzar indivíduos da geração F1( II ), obteve a geração F2, com 1000 indivíduos. Desses 1000, quantos serão rugosos?

Represente os cruzamentos I e II

Soluções para a tarefa

Respondido por Falyk
0

Resposta:

Vamos por partes.

Os dados são:

Genótipo das ervilhas de semente lisa: RR

Genótipo das ervilhas de semente rugosa: rr

Geração F1: prole 100% heterozigota (Rr)

Os genótipos das ervilhas de semente lisa e da semente rugosa foram obtidos a partir do pressuposto de que apenas em um cruzamento de dois homozigotos respectivamente dominante e recessivo poderá formar uma prole 100% heterozigota. A letra 'r' foi designada aos genótipos porque é a primeira letra do recessivo (rugosas).

RR × rr = Rr, Rr, Rr, Rr.

Já que toda a prole é heterozigota, e toda prole heterozigota tem fenótipo característico do dominante, apenas sementes lisas foram formadas. Agora o problema diz que a geração F1 (100% Rr) irá cruzar entre si, gerando uma geração F2, com 1000 indivíduos. O problema é descobrir quantos são rugosos desses 1000 indivíduos da geração F2, o que é fácil, sabendo o genótipo da geração F1.

Tendo que a geração F1 cruzou entre si, o cruzamento é:

Rr × Rr = RR, Rr, Rr, rr.

Para agilizar o raciocínio, tem-se que toda prole resultante do cruzamento entre dois heterozigotos é 75% dominante e 25% recessiva. Sendo 25% recessivos, ou seja, rugosos, pra sabermos quantos são rugosos de 1000 tiraremos apenas 25% desse número (o que equivale a 1/4 de 1000).

1/4 × 1000 = 250.

Dessa forma, para uma prole de 1000 indivíduos, em teoria, 250 destes são rugosos (rr).

O cruzamento feito entre (I - ervilhas de semente lisa) e (II - geração F1) pode ser feito através de:

RR × Rr = RR, Rr, RR, Rr

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes