Memórias sentimentais de João Miramar resumo
Soluções para a tarefa
Explicação:
Uma das inovações praticadas por Oswald de Andrade em Memórias Sentimentais de João Miramar é a extensão dos capítulos do livro, extremamente curtos. Funcionam como retalhos do passado do narrador, cuja memória é acionada de forma fragmentada.
João Miramar pertence a uma rica família burguesa. Sua infância é marcada pela morte do pai. Miramar estuda em bons colégios de São Paulo e, depois de se formar, parte para uma longa viagem de conhecimento e amadurecimento, passando por Tenerife, França, Alemanha, Itália, Suíça e Inglaterra. Neste último país recebe um dinheiro extra, enviado pela família, que solicita seu rápido retorno ao Brasil. O jovem deve voltar ao país para assumir suas responsabilidades de herdeiro e de homem adulto.
Ao chegar, toma conhecimento da morte da mãe – o que completa sua condição de órfão. Recebe a herança que lhe é devida e se casa com a prima Célia, estratégia usual naquela época para manter o controle financeiro em mãos familiares. Viaja ao Rio de Janeiro com a esposa, que tenta arrastá-lo a uma convivência mais estreita com a gente refinada do lugar. A tentativa é inútil, porque desde logo Miramar desenvolve um espírito rebelde às convenções.
O casal retorna a São Paulo e acompanha com apreensão o desenrolar da guerra europeia, principalmente em função da convocação de Pantico, primo e amigo de Miramar. Ao mesmo tempo, Miramar parte para uma viagem de contato com suas raízes familiares, conhecendo as terras onde seu pai tinha sido criado.
Miramar conhece a atriz Mademoiselle Rolah, que se torna sua amante. Influenciado por ela, torna-se produtor cinematográfico, mas consegue apenas criar fitas de segunda categoria. Enquanto isso, retoma o contato com José Chelinini, companheiro de estudos. O amigo tenta seduzir a sogra e as cunhadas de Miramar, que conhece durante uma viagem.
O relacionamento de Miramar e Célia não vai bem. Ele suspeita do envolvimento da esposa com seu amigo Pepe, enquanto ela reforça suas desconfianças a respeito da relação do marido com Rolah. O desenlace da crise matrimonial conduz ao divórcio. Para piorar a maré de azar de Miramar, seus negócios não vão bem e ele decreta falência. Depois disso, é abandonado por Rolah. Miramar passa então a trabalhar em um jornal, enfrentando sérias dificuldades financeiras.
Depois da morte de Célia, a filha do casal, Celiazinha, reaproxima-se do pai.
espero ter ajudado!
Resposta:
Na história, O romance acompanha a vida de João Miramar, uma espécie de caricatura do homem paulistano das classes mais abastadas - herdeiro da cultura do café, avesso às coisas brasileiras e fascinado pelo que é estrangeiro - à época da juventude de Oswald de Andrade. João Miramar passou a infância em São Paulo. esse foi o enredo
Explicação:
Espero ter ajudado